/

Chuva pode em breve tornar-se uma fonte eficaz de energia renovável

Um novo gerador criado por uma equipa de investigadores de Hong Kong é capaz de transformar a chuva numa fonte eficaz de energia renovável.

Usar a chuva como uma fonte de energia renovável não é nada de novo e várias tentativas foram feitas para o conseguir. No entanto, nenhuma das opções se mostrou ser eficaz o suficiente para que pudesse ser utilizada. Agora, essa realidade pode estar prestes a mudar e a chuva pode mesmo tornar-se fundamental para gerar energia “verde”.

Uma equipa de investigadores criou um gerador capaz de produzir uma voltagem surpreendentemente alta a partir da chuva. Para ter uma noção do seu potencial, com uma simples gota de água, ele é acender momentaneamente 100 lâmpadas LED. Tentativas anteriores produziram “milhares” de vez menos densidade instantânea de energia.

De acordo com o Engadget, o gerador é produzido com um material que está praticamente sempre com carga elétrica. Quando uma gota de água cai na superfície de lata, liga os dois elétrodos e cria um circuito fechado. E quando a chuva é intensa, a carga acumula e, eventualmente, atinge um ponto de saturação.

No entanto, o produto ainda está em desenvolvimento e será preciso esperar mais uns tempos até que possa tornar-se num produto final. Esta pode ser uma solução prática e eficaz para países onde chove muito. Além disso, esta tecnologia também pode ser usada em produtos que se molhem regularmente, como guarda-chuvas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.