//

Infraestruturas de Portugal celebrou 13 contratos com empresa que a lesou

A Infraestruturas de Portugal fez 13 contratos com uma empresa que foi condenada, no ano passado, por participar num cartel de manutenção ferroviária.

A Infraestruturas de Portugal (IP) celebrou 13 contratos com a Frutifer — Industrias Ferroviárias, embora a empresa tenha sido condenada pela Autoridade da Concorrência (AdC) por estar envolvida num cartel de manutenção ferroviária, no ano passado. Os contratos feitos têm um valor de 4,4 milhões de euros.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Negócios, que salienta ainda que alguns destes contratos foram celebrados por ajuste direto. Como justificação, a IP diz que os fornecedores no mercado são poucos, razão pela qual tiveram de recorrer várias vezes a esta empresa.

“Pela especificidade técnica e logística associada à atividade de manutenção de aparelhos de via, o número de empresas, presentes no mercado, capazes de a assegurar é escasso”, explicou fonte oficial da Infraestruturas de Portugal. “Apenas a Futrifer apresentou proposta para a execução destes contratos de curta duração”.

No ano passado, a Frutifer e os seus administradores foram condenados a pagar multas de 300 mil euros devido a um cartel que lesou a empresa pública. Também as empresas Sacyr Neopul e Mota-Engil foram condenadas neste processo da AdC.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.