Infraestruturas de Portugal celebrou 13 contratos com empresa que a lesou

A Infraestruturas de Portugal fez 13 contratos com uma empresa que foi condenada, no ano passado, por participar num cartel de manutenção ferroviária.

A Infraestruturas de Portugal (IP) celebrou 13 contratos com a Frutifer — Industrias Ferroviárias, embora a empresa tenha sido condenada pela Autoridade da Concorrência (AdC) por estar envolvida num cartel de manutenção ferroviária, no ano passado. Os contratos feitos têm um valor de 4,4 milhões de euros.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Negócios, que salienta ainda que alguns destes contratos foram celebrados por ajuste direto. Como justificação, a IP diz que os fornecedores no mercado são poucos, razão pela qual tiveram de recorrer várias vezes a esta empresa.

“Pela especificidade técnica e logística associada à atividade de manutenção de aparelhos de via, o número de empresas, presentes no mercado, capazes de a assegurar é escasso”, explicou fonte oficial da Infraestruturas de Portugal. “Apenas a Futrifer apresentou proposta para a execução destes contratos de curta duração”.

No ano passado, a Frutifer e os seus administradores foram condenados a pagar multas de 300 mil euros devido a um cartel que lesou a empresa pública. Também as empresas Sacyr Neopul e Mota-Engil foram condenadas neste processo da AdC.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …