/

Morreu “Popeye”, o último sicário de Pablo Escobar

1

Jairo Velásquez Vásquez, o chefe dos sicários de Pablo Escobar, morreu na madrugada desta quinta-feira, segundo os serviços prisionais da Colômbia

O último sicário do narcotraficante colombiano, mais conhecido por “Popeye”, morreu aos 57 anos vítima de um cancro no esófago. De acordo com o britânico Daily Mail, Vásquez estava internado há vários meses no Instituto Nacional de Cancerología, em Bogotá.

“Popeye”, que durante 12 anos liderou o cartel em Medellín, tinha já metástases “nos pulmões, fígado e noutras partes do abdómen, estando internado desde 31 de dezembro de 2019”, segundo conta o jornal argentino El Tiempo.

O óbito foi declarado às 05h30 locais, 08h30 em Portugal Continental.

Velásquez foi detido em maio de 2018, acusado de conspiração e extorsão agravada. Foi o próprio que se entregou ao Ministério Público. No passado, esteve já detido durante 23 anos. Regressou à liberdade em 2014. O Expresso recorda que foi o responsável pelo assassinato de Luis Carlos Galán, candidato à presidência da Colômbia em 1989.

De acordo com as suas declarações aos média, foi diretamente responsável por 300 assassinatos entre Medellín e Bogotá, tendo planeado a morte de outras 3.000 pessoas.

Em 2016, o semanário entrevistou Velásquez, que garantiu que “mataria a mãe se Escobar tivesse pedido”. “Já me acertaram com um tiro aqui no coração e não me mataram. Sinto-me imortal. Sou o único sobrevivente dos sicários de Escobar”.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.