A cerimónia de entrega dos Art Directors Guild Awards aconteceu este sábado (1) e premiou alguns dos filmes nomeados aos Óscares, dando-lhes boas hipóteses na cerimónia da Academia. Entre os premiados estão Parasitas, Era Uma Vez… em Hollywood e Avengers: Endgame.
Parasitas venceu na categoria de filme contemporâneo, e Avengers: Endgame ganhou o troféu para filme de fantasia. Era Uma Vez… em Hollywood destacou-se no design de produção como filme de época.
Os Art Directors Guild Awards reconhecem excelência na área do design de produção, em filmes, séries, videoclipes e anúncios. Muitas vezes são um bom indicador para quem vencerá o Óscar na mesma categoria.
Tanto Parasitas como Era Uma Vez… em Hollywood competem pelo Óscar de design de produção, juntamente com The Irishman, Jojo Rabbit e 1917.
Nos últimos cinco anos, o vencedor do Guild Award na categoria de filme de época acabou por ganhar duas vezes o Óscar de design de produção. Foi o caso de The Shape of Water, em 2018, e de The Grand Budapest Hotel, em 2015.
No que diz respeito ao Guild Award para filme de fantasia, o Óscar correspondeu a este prémio duas vezes também: em 2016, com Mad Max: Fury Road, e em 2019 com Black Panther. Em 2017, La La Land também ganhou primeiro o Guild Award, na categoria de filme contemporâneo, para depois vencer o Óscar de design de produção.
Seguindo esta lógica, o vencedor do Óscar pode tanto ser Parasitas como Era Uma Vez… em Hollywood, se a cerimónia da Academia não trouxer surpresas. Nos Óscares, Avengers: Endgame está apenas nomeado na categoria de efeitos visuais.
Além destes filmes, foi também premiado Toy Story 4 na categoria de animação. Já no que diz respeito às séries, os troféus foram para The Marvelous Mrs. Maisel, Chernobyl, Russian Doll, The Umbrella Academy e The Big Bang Theory.