Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca.

De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se do único helicóptero de resgate da Guardia Civil e estava a ser “fundamental” para ajudar nas operações de busca do homem que estava desaparecido.

O helicóptero, batizado de “Cuco”, estava a sobrevoar a zona onde David Cabrera desapareceu, tendo sido levado pela corrente enquanto estava a fazer canyoning.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, tinha estado na véspera a sobrevoar a zona de Delta del Ebro noutro heli da Guardia Civil. No dia seguinte, deslocou-se a Palma de Maiorca no polémico Falcon, tendo chegado atrasado – o que fez com que o helicóptero da Guardia Civil tenha estado durante duas horas à espera no aeroporto de Son Sant Joan, sem aviso prévio.

O chefe do Executivo espanhol requisitou o helicóptero para se deslocar até Capdepera, num voo que durou 23 minutos. Segundo o mesmo jornal, a viagem de carro teria demorado cerca de 50.

Chegado ao destino, o helicóptero sobrevoou a zona de Cala Rajada durante uns minutos para que Sánchez pudesse avaliar os estragos da tempestade Gloria. Já em terra, cumprimentou as autoridades, falou com a comunicação social e, depois, regressou a Palma no mesmo helicóptero.

Segundo as fontes contactadas pelo diário espanhol, o “Cuco” esteve “desviado” das buscas de Cabrera durante pelo menos três horas.

Entretanto, o atleta, de 34 anos, continua desaparecido. O jornal escreve que, devido à sua boa forma física, as autoridades tinham esperanças de ainda encontrá-lo com vida, apesar de já terem passado alguns dias, mas agora estas começam a desvanecer.

Na altura em que o helicóptero foi requisitado para atender as necessidades do primeiro-ministro, o Instituto Balear da Natureza (Ibanat) decidiu disponibilizou outro helicóptero para ajudar nas buscas, mas, segundo membros da equipa, tratava-se de uma aeronave que não está habilitada para o resgate de pessoas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.