Autoridades polacas recorrem a drones para vigiar poluição originada pelos cidadãos

Lima Pix / Flickr

Com o intuito de combater a poluição, as autoridades polacas estão a utilizar drones para pressionar os cidadãos a abandonarem o uso do carvão e fazerem a transição para fornos munidos a gás. A Polónia é o país com a maior taxa de poluição da União Europeia (UE).

Segundo noticiou o Jornal Económico, citando a Bloomberg, dados das autoridades ambientais europeias mostram que das 50 cidades mais poluídas da UE, 30 são na Polónia. Cerca de 80% da eletricidade gerada no país é proveniente de centrais a carvão, sendo este o principal combustível utilizado para aquecer as casas através de fornos.

Para potenciar o controlo da poluição, o Estado polaco comparticipou em 50% na instalação de novos fornos a gás e ofereceu descontos nas contas de energia. Já a iniciativa dos drones para vigilância, cujo investimento ronda os 285 milhões de euros, está a ser financiada pela UE, por impostos e por programas do governo polaco.

Como referiu o Jornal Económico, adquirir frotas de autocarros elétricos ou proibir o uso de carvão não é suficiente para garantir que a população faça a transição para a energia “verde”. Agora, com recurso aos drones, as autoridades vão poder verificar se as chaminés estão a emitir fumo proveniente da queima de lixo ou de carvão.

Na Cracóvia, já existem 30 drones a realizar inspeções diárias. A medida teve efeitos positivos e, no mês de dezembro, a polícia polaca garantiu à Bloomberg que não registou ocorrências relacionadas com a queima ilegal de carvão.

“Para muitos parecia um problema impossível de resolver mas nós conseguimos provar o contrário e, neste momento, podemos afirmar com certezas de que a cidade será um exemplo a seguir num futuro próximo”, afirmou Jacek Majchrowski, presidente da câmara de Cracóvia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.