/

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Thais Llorca / EPA

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas.

A agência espacial norte-americana (NASA) comparou imagens capturadas pelo satélite Copernicus Sentinel-1A da Agência Espacial Europeia (ESA) em 28 de dezembro de 2019 e 9 de janeiro de 2020 e confirmou que algumas áreas do território porto-riquenho mudaram ou moveram-se – a geografia da ilha modificou-se com os terramotos.

As alterações maiores ocorreram perto da cidade de Ponce, localizada a sul de Porto Rico, onde o solo se moveu 14 centímetros, tal como observa a Russia Today. “Parece ter-se movido para baixo e levemente para oeste”, assinalou a NASA.

A NASA divulgou um mapa no qual mostra onde é que as mudanças ou deslocamentos de ocorreram: as zonas assinaladas em tons mais escuros destacam os fenómenos maiores.

As primeiras estimativas dão conta que os danos provocados pela série de terramotos que sacudiram Porto Rico rondam os 110 milhões de dólares.

No início de janeiro, a governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez Garced, declaroi estado de emergência na ilha. Poucos dias depois, a mesma responsável pediu ao Governo federal dos Estados Unidos para estabelecer um estado de emergência de desastre maior.

Porto Rico, recorde-se, é um Estado livre associado aos Estados Unidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.