/

Dois rockets explodem na “zona verde” de Bagdade

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

As explosões de dois ‘rockets’ foram sentidas esta quarta-feira à noite na “Zona Verde”, o perímetro de alta segurança no centro de Bagdad, no Iraque, segundo avança a agência noticiosa AFP no Twitter.

De acordo com um relato de um jornalista da emissora britânica BBC que está no local, o alvo era a embaixada dos Estados Unidos no Iraque, que não foi atingida.

As forças militares iraquianas confirmaram o ataque, detalhando que foram usados mísseis do tipo Katyusha, commumente utilizados por milícias na região.

Para já, não há registos de feridos, apenas um incêndio no local.

Fonte policiais avançaram à agência Reuters que se tratam de três ‘rockets’, precisando que estes terão caído a cerca de 100 metros da embaixada norte-americana.

Este foi o terceiro ataque na “Zona Verde” após o ataque com ‘drone’ ordenado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que na sexta-feira assassinou o general iraniano Qassem Soleimani, recorda a agência Lusa.

Os ‘rockets’ sentiram-se no Iraque poucas horas depois de o Presidente norte-americano ter falado à nação. O líder da Casa Branca disse esta tarde que Washington ainda está a estudar retaliações pelo ataque iraniano desta madrugada contra instalações norte-americanas no Iraque, mas que quer a paz.

Donald Trump disse que ainda estão em aberto as opções de resposta ao Irão, mas que, para já, os Estados Unidos vão intensificar sanções económicas contra o Irão, como retaliação contra os ataques iranianos com mísseis que esta madrugada atingiram duas bases militares que albergam soldados norte-americanos no Iraque.

Durante uma comunicação ao país,, Trump assegurou que os ataques iranianos desta madrugada não provocaram vítimas e fizeram “danos materiais mínimos” e considera que o Irão está a recuar no conflito. “Parecem estar a retirar. E isso é bom”, afirmou o Presidente, reiterando a ideia de que “o Irão nunca terá uma arma nuclear”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.