Incêndio num zoo da Alemanha mata dezenas de animais. Suspeita-se de pirotecnia

Um incêndio no jardim zoológico de Krefeld, na Alemanha, causou a morte de cerca de 30 primatas. As autoridades suspeitam que o fogo poderá ter tido origem na pirotecnia lançada na noite do fim do ano.

“Os nossos piores receios tornaram-se realidade. Nenhum dos animais sobreviveu no recinto dos macacos. Porém, o jardim dos gorilas não foi afetado”, indicou o jardim zoológico, esta quarta-feira, na sua conta no Facebook, precisando que o famoso gorila Kidogo e a “sua família estão bem”.

Horas antes, o jardim zoológico informou que a “tragédia inconcebível” tinha ocorrido logo após a meia-noite, quando foi relatado que o recinto dos macacos, com uma área de cerca de dois mil metros quadrados, estava a lavrar em fogo, embora sem existir ainda a confirmação de que os animais tinham morrido.

O zoológico, inaugurado em 1975, acolhia primatas como orangotangos e chimpanzés, além de grupos de gorilas mais velhos e de outros primatas de espécies distintas.

O zoo referiu que as causas do incêndio ainda são desconhecidas e que a polícia já está a investigar, mas a televisão pública regional WDR avançou, citando os bombeiros, que o incêndio poderia ter tido origem na pirotecnia lançada na noite do fim do ano.

De acordo com o The Guardian, que cita a polícia, o incêndio terá sido causado pelas lanternas chinesas que foram lançadas ilegalmente durante as celebrações e que aterraram no local.

Um porta-voz da polícia afirmou que foram encontradas três lanternas com mensagens manuscritas perto do recinto e várias testemunhas relataram ter visto lanternas a voar nos céus da cidade na noite de terça-feira.

O parque, que agradeceu as muitas ofertas de ajuda recebidas nas horas seguintes, não abriu portas esta quarta-feira, o primeiro dia do ano, afirmando que os funcionários ainda estão em choque com o sucedido.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.