Em 2020, Governo devia “contratar 3 mil enfermeiros para o SNS”, diz Ana Rita Cavaco

1

Inácio Rosa / Lusa

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, considera que o Governo deveria contratar três mil enfermeiros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2020.

O ano de 2020 é o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira, assinalado pela Organização Mundial de Saúde, e Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiro está otimista – os enfermeiros, garante, “são otimistas por natureza”.

Em declarações ao Observador, Ana Rita Cavaco reforçou o seu desejo: “Para termos um sistema de saúde eficaz nos cuidados que estamos a prestar, temos de contratar três mil enfermeiros por ano durante dez anos” – 30 mil enfermeiros numa década.

“Isso iria resolver seguramente muitos dos problemas que estão a afetar a prestação de cuidados de saúde”, garantiu a bastonária. “Depois teriam de vir outras medidas. Seguramos muitas vezes os serviços sem nenhumas condições, trabalhamos sem material básico, em condições muito difíceis, portanto somos otimistas por natureza e não vamos desistir do que devia ser uma prioridade para todos nós, porque todos somos utilizadores do Sistema Nacional de Saúde”.

Ana Rita Cavaco disse ainda ao Observador que, nos últimos 20 anos, “a classe política em Portugal não tem tratado bem os seus enfermeiros“. Os enfermeiros são, disse, “dos mais mal pagos da OCDE” e “são aqueles que estão lá 24 horas por dia”, formando “a maior classe profissional no setor da saúde a nível mundial”.

“Os enfermeiros queixam-se muito de mobbing, de assédio no trabalho, e têm hoje muito sofrimento ético”, enumera. “Os enfermeiros não conseguem ter condições para prestar os cuidados com segurança e com qualidade, e essas agressões interferem no que fazem todos os dias, na forma como prestam os cuidados às pessoas”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Onde andou a senhora quando o seu partido PPD era governo? Já nessa altura havia falta de médicos, e enfermeiros, nessa altura a senhora estava ocupada com o cargo no PPD por isso não “viu” que já nessa altura havia falta de pessoal no SNS. a falta desse pessoal deve-se a todos os governos nem um tomou medidas para que esta situação não chegasse à situação em que está o SNS.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.