Lar em Matosinhos investigado por “corrupção” na admissão de idosos

Um lar em Matosinhos está a ser investigado pela Segurança Social por suspeitas de aceitar pagamentos indevidos para aceitar novos utentes.

Segundo o Jornal de Notícias, o Lar do Comércio, em Matosinhos, está a ser investigado pelo Instituto de Segurança Social (ISS) por suspeitas de “pagamento como critério de admissão de utentes” e de “vantagem patrimonial indevida”.

A instituição, localizada em Leça do Balio, acolhe quase 300 idosos. De acordo com o diário, em causa estão alegadas exigências de pagamentos, como “donativo sem contrapartidas” e “rendas vitalícias”, existindo quem tenha pago 50 mil euros.

Um dos casos relatados pelo JN é, por exemplo, o de Fernando Rodrigues, um homem de 78 anos que paga 1200 euros por uma suite em que chove lá dentro.

O ISS afirma ao jornal que estas práticas são “uma violação da finalidade última de cooperação e dos princípios de solidariedade social e de interesse público que a sustentam, nomeadamente o de privilegiar a admissão dos grupos mais desfavorecidos social e economicamente”.

Em declarações ao matutino, o diretor da instituição, José Moura, diz que “não é verdade que o Lar do Comércio tenha exigido ou exija quaisquer verbas não regulamentares ou legais (nomeadamente a título de donativos) como critério de admissão na valência ERPI [Estrutura Residencial de Pessoas Idosas]”.

O Jornal de Notícias avança ainda que o ISS decidiu suspender o financiamento, mas que esta decisão ainda não executada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.