/

Universidade indiana abre curso para “estudar fantasmas”

A Universidade de Banaras Hindu, em Varanasi, no estado indiano de Uttar Pradesh, vai proporcionar aos médicos um curso certificado de seis meses para tratar algo que é relativamente comum no país. É que há muitas pessoas que dizem ver espíritos ou julgam estar possuídas por eles.

Bhoot Vidya (estudos de fantasmas) é a nova unidade a ser criada na faculdade de Ayurveda, da Universidade de Banaras Hindu. Ayurveda é uma antiga prática hindu de medicina que utilizada exercícios de respiração, entre outros, a par com tratamentos herbais e dietas.

A deã da faculdade explicou, citada pela BBC, que o seu curso era o primeiro do género no país. “Bhoot Vidya lida sobretudo com desordens psicossomáticas, doenças causadas por razões desconhecidas e doenças da mente ou condições psíquicas”.

Num país onde a doença mental é bastante comum, mas onde há uma falta desesperada de profissionais nesta área, este curso pode ser um avanço importante.

De acordo com um estudo de 2016 do Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociência (Nimhans), quase 14% dos indianos têm doenças mentais. Em 2017, a OMS estimou que 20% dos indianos podem sofrer de depressão em algum momento das suas vidas.

Existem menos de quatro mil profissionais de saúde mental no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, e há pouca consciencialização sobre esses problemas. Além disso, devido ao estigma social generalizado, poucos procuram ajuda ou assistência profissional e muitos indianos, especialmente nas áreas rurais e mais pobres, visitam xamãs e feiticeiros na esperança de ajudar a curar as suas doenças mentais.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.