//

Transplante de cabeça pode ser possível nos próximos dez anos

3

Os neurocirurgião britânico Bruce Mathew afirmou que, nos próximos dez anos, poderão realizar-se transplantes de cabeça com êxito. Tentativas de concretizar este procedimento já foram impulsionados pelo italiano Sergio Cavanero.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, Mathew explicou que, para enxertar a cabeça noutro corpo, toda a medula espinhal também deve ser transplantada. “Se transplantar o cérebro e mantê-lo próximo da medula espinhal, não é realmente impossível”, disse. Assim, para Mathew, a ideia de cortar a medula é “totalmente ridícula”.

De momento, a possibilidade de realizar esta cirurgia esteja distante, mas o especialista afirmou que, graças aos grandes avanços tecnológicos “provavelmente ocorrerá nos próximos dez anos“. “De momento, podemos conectar um ou dois nervos, mas com a robótica e a inteligência artificial, poderemos fazê-lo em breve com 200 nervos”, disse.

Apesar da projeção, o cirurgião esclareceu que não há certeza sobre como superar algumas dificuldades, como a rejeição do corpo recetor ao material doado. Nesse sentido, o neurocirurgião disse que a transferência de bactérias intestinais juntamente com a cabeça e o cordão umbilical e o enxerto de células-tronco poderiam ajudar o transplante a ser aceite pelo corpo.

O neurocirurgião italiano Sergio Canavero é pioneiro neste tipo de investigação e, em 2017, anunciou que tinha realizado com sucesso um transplante de cabeça num cadáver na China. Segundo elem a intervenção durou 18 horas e mostrou que é possível reconectar com sucesso a coluna, nervos e vasos sanguíneos. A cirurgia foi liderada pelo Xiaoping Ren que, em 2016, havia enxertado com sucesso uma cabeça no corpo de um macaco.

“O primeiro transplante foi realizado em cadáveres humanos. O estágio seguinte é uma troca completa entre doadores de órgãos com morte cerebral. Esse é o passo final para o transplante formal de cabeça, que é iminente”, disse Canavero. “Todos disseram que era impossível. Mas a cirurgia foi bem sucedida.”

Em 2015, Cavanero anunciou que ia realizar o primeiro transplante de cabeça humana em 2017. O russo Valery Spiridonov, programador informático com 30 anos, foi escolhido para se tornar o primeiro paciente a ter um transplante de cabeça no mundo. Spiridonov sofre de uma rara condição de perda muscular genética, conhecida como doença de Werdnig-Hoffmann. Não há atualmente nenhum tratamento conhecido.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.