/

Astronautas podem sofrer choques elétricos na Lua

1

Os cientistas estão preocupados com uma questão que não afetou os anteriores visitantes do satélite natural: choques elétricos.

Quando o assunto é o ambiente espacial, há muitos mistérios ainda por desvendar. Em 2024, a NASA pretende enviar astronautas à Lua, cinco décadas após a última missão Apollo. No entanto, para as futuras missões Artemis, os cientistas estão preocupados com uma questão que não afetou os anteriores visitantes do satélite natural: o perigo de os astronautas levaram choques elétricos na Lua.

De acordo com os cientistas, o simples facto de estar na superfície da Lua é suficiente para carregar eletricamente o fato espacial ou qualquer outro objeto que esteja em contacto com o solo.

Exposta ao vento solar, a superfície lunar possui uma carga elétrica natural. Na Terra, o campo magnético protege-nos destas partículas energizadas ejetadas pelo Sol, mas a Lua não possui esta proteção. Por esse motivo, os eletrões e os iões deixam a superfície eletricamente carregada. Soma-se a isso o facto de a poeira lunar, também carregada, se agarrar a tudo o que toca a superfície.

Segundo o físico Joseph Wang, a poeira lunar pode agir como elemento que conduz os eletrões. Quando agarrada ao fato dos astronautas, a poeira pode desencadear choques elétricos em equipamentos que podem deixar de funcionar, ou simplesmente dar um susto aos astronautas, explica o CanalTech.

Durante as missões Apollo, não houve relatos de choques elétricos na Lua. Wang explica que isso aconteceu por causa das áreas onde as missões pousaram – sempre em locais banhados pela luz solar.

A luz solar não carrega nenhum tipo de carga elétrica, mas os fotões podem causar um efeito fotoelétrico que carrega positivamente alguns eletrões, equilibrando com os carregados negativamente levados pelo vento solar. Graças a este balanceamento, os choques elétricos acontecem menos vezes.

No entanto, o programa Artemis tem como objetivo pousar no polo Sul da Lua, onde os raios solares não incidem diretamente. De acordo com o Gizmodo, nesta área específica, os eletrões do vento solar predominam e a luz solar mais fraca não consegue equilibrar este jogo de carga. Aliás, segundo os cientistas, as regiões sombreadas podem chegar a ter “centenas ou milhares de volts negativos“.

Jim Rice, cientista do Instituto de Ciência Planetária no Arizona, nos Estados Unidos, não acredita que o perigo de os astronautas levarem choques elétricos seja um grande problema. Para o especialista, o problema é não sabermos o que aconteceria se esses astronautas se locomovessem na Lua com materiais e equipamentos carregados.

A equipa de Wang realizou um teste para descobrir se a poeira lunar pode mesmo influenciar os choques elétricos. Para isso, os cientistas usaram amostras de Gore-Tex, o tecido usado nos fatos espaciais, e colocaram-nas numa câmara a vácuo com um simulador do regolito lunar.

De seguida, os cientistas descarregaram plasma nessas amostras para ver se seriam vulneráveis ao arco elétrico. Como esperavam, as amostras cobertas de poeira apresentaram arcos com mais frequência do que aquelas que estavam limpas.

“A próxima pergunta é: esses arcos podem danificar o fato espacial?”, questionou Wang que ainda não acredita que esta experiência pode ser indicativa de perigo para os astronautas. Apesar disso, as pesquisas continuam, enquanto a missão Artemis de 2024 se aproxima.

ZAP //

1 Comment

  1. Tá de sacanagem, e os que foram antes a lua, não teve isso não?
    Eu realmente acho engraçado, como que no passado foi Tam fácil chegar a lua, e agora após décadas de avanço, está tão difícil voltar!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.