António Laranjo, presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), prometeu conclusão das obras do programa Ferrovia 2020 até final de 2023.
O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, foi ouvido em audição parlamentar na Comissão de Economia na quarta-feira, e fez um ponto de situação do programa Ferrovia 2020, iniciado em 2016. Segundo o dirigente, apenas 5% das obras do plano estão concluídas, avança o Sol.
O programa “está sensivelmente a meio”, com 5% das obras concluídas, 37% em desenvolvimento e 58% em lançamento. Entre os projetos, 69% estão concluídos e 31% em desenvolvimento.
Laranjo admitiu que o objetivo é que todos os projetos estejam em fase de obra em 2020 e concluídos até ao final de 2023. O Ferrovia 2020 totaliza um investimento nas infraestruturas ferroviárias de 2,171 mil milhões de euros. O financiamento do programa divide-se entre Orçamento do Estado (49%) e fundos comunitários (51%).
O dirigente adiantou ainda que a Infraestruturas de Portugal está a admitir 115 novos trabalhadores este ano para reforçar os quadros da empresa. A última vez que a empresa reforçou os quadros foi em 2017, com a admissão de 39 trabalhadores.
“Este ano estamos a fazer a admissão de 115 novos trabalhadores”, disse António Laranjo, referindo que as contratações serão possíveis na sequência da aprovação do plano de atividades e orçamento da empresa. “É um reforço substancial.”
Ainda assim, Laranjo reconheceu que a empresa não consegue recuperar a totalidade da capacidade instalada, afetada como todo o setor pela saída de quadros na sequência da crise.
Sendo a Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP) uma empresa pública, porquê que o recrutamento de trabalhadores para esta entidade está a ser efectuado por empresas de exploração de trabalho temporário?