Governo dá bónus fiscal a 13 projetos estrangeiros que criam 2 mil empregos

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira contratos de concessão de benefícios fiscais a nove projetos de investimento estrangeiro que se juntam a outros quatro já aprovados e que, no total, representam 450 milhões de euros de investimento e a criação de dois mil postos de trabalho.

Segundo avançou a TSF, os benefícios dependem de diversos fatores, como a região no qual o investimento é feito, mas incidem sob o Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).

Os 13 projetos permitem também a “manutenção de 3.200 postos de trabalho” e a “grande diversificação de fontes de investimento, com países como Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos da América e Qatar, para além de dois projetos portugueses”, indicou o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

“Muitos destes postos de trabalho estarão em processo de recrutamento, que se inicia ainda em 2019”, o que “vai permitir que ainda no primeiro semestre muitos estejam no terreno”, frisou, acrescentando que, “até 2021 ou 2022, este conjunto de dois mil postos de trabalho esteja plenamente concluído”.

O governante afirmou que há “projetos importantes na área das componentes automóveis e da aeronáutica”, sublinhando que “um dos projetos é o novo investimento do grupo Airbus, que ainda há pouco tempo foi anunciado para o município de Santo Tirso”.

Há ainda um “investimento importante no setor agroalimentar, especificamente na área da panificação, e um no setor do turismo que vai criar muitos postos de trabalho e desenvolver o turismo no sul do país”, garantiu, adiantando que há também “investimentos na área das tecnologias de informação e comunicação”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.