/

“Homem do coração de ferro”. Túmulo de um arquiteto do Holocausto foi aberto em Berlim (mas não se sabe porquê)

A polícia de Berlim está a investigar a violação do túmulo oficial nazi Reinhard Heydrich, considerado um dos arquitetos do Holocausto, de acordo com a imprensa alemã.

Funcionários do Cemitério dos Inválidos, um dos mais antigos da capital alemã, terão encontrado a sepultura aberta na última quinta-feira. De acordo com uma fonte policial ouvida pelo jornal alemão Tagesspiegel, citada pelo Deutsche Welle, nada terá sido removido do túmulo.

O jornal alemão Bild afirma que a sepultura foi aberta por alguém que teve acesso a informações sigilosas, pois, como no caso de outros nazis de alto escalão, não havia no local nenhuma indicação de quem estaria ali enterrado.

Heydrich serviu na central da força paramilitar Schutzstaffel (SS), sob o comando de Heinrich Himmler. Além de ser responsável pelos serviços de segurança nazis, a SS também abrigava a Gestapo, os serviços secretos.

Heydrich foi um dos arquitetos do Holocausto, tarefa que recebeu de Hermann Göring, um dos assessores de Adolf Hitler.

Além de ser um dos organizadores da Noite dos Cristais, o pogrom -perseguição deliberada de um grupo étnico ou religioso – de 9 de novembro de 1938, Heydrich presidiu no início de 1942 a conferência secreta em Wannsee, que estabeleceu as bases para o Holocausto.

Heydrich recebeu do próprio ditador nazi o apelido “homem do coração de ferro”. Também ficou conhecido como “o açougueiro”, “o carrasco” e “génio do mal de Himmler”. Havia especulações de que Heydrich, 15 anos mais novo do que Hitler, esperava um dia ser o novo líder da Alemanha nazi.

Em maio daquele mesmo ano, ficou ferido num atentado em Praga, organizado por uma equipa de agentes checos e eslovacos treinados pelos britânicos, morrendo dias depois, sucumbindo aos ferimentos. Foi sepultado no Cemitério dos Inválidos em Berlim com honras militares.

Depois de os Aliados venceram a guerra e ocuparam a capital alemã, em 1945, todas as marcações de sepulturas de líderes nazis, inclusive a de Heydrich, foram removidas para impedir que os locais fossem usados como pontos de encontro de simpatizantes nazis. Por isso, para saber onde Heydrich estava enterrado, os arrombadores devem ter recebido indicações de algum informante.

Esta não foi a primeira vez que o túmulo de um nazi do alto escalão é violado na Alemanha. Em 2000, extremistas de esquerda abriram a sepultura de Horst Wessel, o líder da milícia paramilitar nazi SA em Berlim. O grupo disse que pegou no crânio de Wessel e atirou-o ao rio Spree depois de o cemitério se tornar um ponto de encontro de neonazis. Na época, a polícia negou que os restos mortais tenham sido levados e alegou que, no túmulo, estava enterrado o pai de Wessel e não o paramilitar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.