A Apple lançou, esta terça-feira, o novo Mac Pro, o computador mais potente e mais caro da história da empresa norte-americana.
Nos Estados Unidos, o preço do novo Mac Pro, apresentado esta terça-feira, começa nos 5.999 dólares, cerca de 5.414 euros, porém, trata-se da versão mais básica. Quem quiser, pode adicionar uma ampla variedade de componentes que o tornam mais potente, mas há que estar mentalmente preparado: o preço pode chegar aos 53.247 dólares, quase 50 mil euros.
O computador foi desenhado para ser combinado com o novo monitor Pro Display XDR da marca, cujo preço — cerca de 4.512 euros — não está incluído no preço referido acima. A isto junta-se ainda o suporte para a tela, com um custo aproximado de 900 euros.
Feitas as contas, o custo total máximo para este super computador seria 59.245 dólares, cerca de 53 mil euros.
A versão deste novo Mac Pro com as suas máximas configurações inclui um processador Intel de 28 núcleos a 2.5GHz, 1,5 terabytes de memoria RAM, duas placas gráficas Radeon Pro Vega II Duo, um SSD de quatro terabytes, entre outros.
De acordo com o Observador, o novo computador da Apple não é para os utilizadores comuns, mas para profissionais das áreas de vídeo e de fotografia que querem tirar o melhor partido destas ferramentas.
Como termo de comparação, o canal estatal russo RT refere que este computador consegue ser mais caro do que o Model 3 da Tesla, na sua versão Performance, que tem uma autonomia de 409 quilómetros, uma velocidade máxima de 225 km/h e um preço de 56.990 dólares, cerca de 51 mil euros.