/

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres e outra para homens.

Na prática, segundo noticiou esta segunda-feira a SIC Notícias, as restrições já não eram observadas, com muitos restaurantes e cafés a não fazerem distinções. No domingo, o ministério dos municípios disse que os restaurantes não precisam de manter as entradas separadas por sexo, sendo da responsabilidade do estabelecimento decidir se o faz.

Esta é uma das reformas sociais que a Arábia Saudita tem vindo a pôr em prática nos últimos anos. No início de 2019, um decreto real permitiu que as mulheres sauditas viajassem para o estrangeiro sem a permissão de um tutor masculino e, em 2018, o reino do Golfo acabou com a proibição de as mulheres não poderem conduzir.

Contudo, os ativistas – vários deles detidos – reclamam que muitas leis discriminatórias contra as mulheres permanecem em vigor.

Desde que Mohammed bin Salman foi corado príncipe em 2017, tem feito por abrir a sociedade conservadora da Arábia Saudita. As reformas que tem feito são elogiadas pela comunidade internacional, mas acompanhadas também por uma onda de repressão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.