//

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

Barrett-Jackson

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954.

Se é um apaixonado por carros e não resiste a uma ocasional escapadela de avião, tem aqui a solução ideal. A casa de leilões norte-americana Barrett-Jackson vai vender o único carro-avião legalizado em todo o mundo, quer para estrada quer para o espaço aéreo.

O Taylor Aerocar fez o primeiro voo em 1949, tendo sido revolucionário na altura. Agora, o veículo de dois lugares conta com um motor de 150 cavalos, que lhe permite atingir uma velocidade de ponta de 96,5 quilómetros por hora sobre quatro rodas.

Quando se cansar da estrada, a qualquer altura pode optar por dar uma volta pelos céus. Apesar do contratempo de ter de andar com as asas do carro-avião atreladas ao veículo, versatilidade é o que não falta ao Taylor Aerocar. Estando numa pista, pode levantar voo e viajar a uma velocidade cruzeiro de 160 quilómetros por hora.

Segundo o New Atlas, este é o único veículo do mundo registado para andar em estrada e com a aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos.

O modelo que está em leilão é o N101D de 1954, o segundo a ser construído e que tem estado até agora no Museu de Aviação Golden Wings, em Minneapolis. Com mais de meio século, o veículo já fez quase 25 mil quilómetros no asfalto e 781 horas nos céus.

Em 2012, o seu criador, Greg Herrick pedia 1,25 milhões de dólares, mas não teve sucesso na sua venda. O leilão está agora agendado para o início do próximo ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.