/

Troca de dados permitiu ao Fisco apanhar 82 milhões de euros

Miguel A. Lopes / Lusa

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, é irmão de Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS.

O Fisco conseguiu apanhar o rasto de 82 milhões de euros, dinheiro de contribuintes portugueses com rendimentos no estrangeiro que não tinham sido declarados. A troca de informações com outros países permitiu apanhar 26 mil contribuintes em falta.

Estes dados foram divulgados pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, em declarações ao Jornal de Negócios, no âmbito do 10.º Fórum Global de Transparência e Troca de Informações Fiscais da OCDE que decorreu em Paris.

De acordo com o governante, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) conseguiu detectar 26 mil contribuintes com rendimentos no estrangeiro não declarados. Após notificação do Fisco, seis mil destes contribuintes declararam um total de 82 milhões de euros.

Estes valores reportam a uma análise feita pela AT relativamente a 2016. Os anos de 2017 e de 2018 estão ainda a ser passados a pente fino, segundo o Negócios.

O jornal avança que o Fisco conseguiu também detectar “dezenas de contribuintes com rendimentos em paraísos fiscais“, fruto da troca de informação com outros países.

Foram ainda detectados cerca de 36 milhões de euros de rendimentos não declarados em Portugal.

António Mendonça Mendes que esteve no Fórum da OCDE para falar da situação de Portugal, aponta que o nosso país é “considerado um bom exemplo“, pois “cumpre todos os tratados internacionais de transparência fiscal, nomeadamente o acordo para a Troca Automática de Informações de Contas Financeiras que data de 2016”, como cita o Negócios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.