/

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália.

“Bear”, um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em Nova Gales do Sul, a região mais afetada pelos incêndios florestais que assolam o país.

De acordo com a CNN, a International Fund for Animal Welfare (IFAW) disponibilizou o “Bear”, mas garante que “existem outros cães com os quais a Universidade da Costa do Sol em Queensland trabalha, alguns dos quais são treinados para farejar excrementos de coala, enquanto Bear é treinado para farejar peles de coala e identificar onde estão coalas vivos “, disse a porta-voz da organização Clare Sterling.

“Bear” identifica o cheiro de coalas vivos no Ngunya Jargoon, uma área indígena protegida, onde 20 a 40 coalas viviam antes dos incêndios florestais destruírem 85% de cerca de mil hectares de terreno, escreveu a IFAW numa publicação no Facebook.

Australia wildfire update: We recently joined Friends of the Koala Inc. and Bear, our koala detection dog, along with…

Publicado por ifaw em Segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O sul da Austrália teve os primeiros nove meses do ano mais secos de sempre. No Estado de Victoria, as autoridades estão em alerta vermelho. Na Tasmânia, o risco é “severo”. As autoridades indicam que será praticamente impossível controlar incêndios que comecem.

Pelo menos quatro pessoas já morreram nos incêndios, revelou o último relatório polícia. Um corpo foi encontrado perto da cidade de Kempsey, no estado de Nova Gales do Sul, na noite de quarta-feira, suspeitando-se que seja de um homem de 58 anos que morava naquela zona, numa cabana, e não era visto desde sexta-feira.

Três outras pessoas já tinham morrido devido aos incêndios no estado de Nova Gales do Sul, onde 0 fogos continuam ativos. Mais de 150 casas arderam e milhares de pessoas já foram forçadas a fugir.

Mais de dez mil pessoas estão sem eletricidade no sul do país, como medida preventiva para reduzir o risco de incêndio. Cerca de 600 frentes permanecem ativas e foram encerradas 100 escolas. Para os próximos dias, de acordo com a Renascença, são esperadas temperaturas de 45ºC e ventos de 90 quilómetros por hora.

Milhares de bombeiros foram destacados preventivamente nos estados de Queensland e Nova Gales do Sul devido a condições meteorológicas consideradas “catastróficas” e “fora do comum”.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.