/

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em “aviões arsenal”

US Air Force

Bombardeiro pesado B-52H Stratofortress da Força Aérea dos Estados Unidos

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em “aviões arsenal”, que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano.

Foi em 2016 que esta ideia veio a público. Na época, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, anunciou que o Executivo norte-americano estava a desenvolver uma geração de armas modernas para a Força Área, referindo-se aos “aviões arsenal”.

“Queremos transformar um dos nossos modelos de aeronaves mais antigos num comboio especial capaz de transportar diferentes tipos de cargas e munições“, disse à época o governante, citado pelo The Fiscal Times.

Agora, o Governo detalhou em que moldes este novo projeto se vai desenvolver: oficiais do Departamento de Defesa dos Estados Unidos podem selecionar um bombardeiro que esteja já no inventário da Força Aérea para transformá-lo num “aviação-arsenal” repleto de armas”, explicou Will Roper, vice-secretário da Força Aérea para Aquisição, Tecnologia e Logística, citado pelo portal militar Military.

Em declarações aos jornalistas, Roper adiantou que a Força Aérea dos Estados Unidos está atenta à atual frota de bombardeiros veteranos da Guerra Fria, referindo às aeronaves B-52 Stratofortress, o B-1 Lancer e também ao furtivo e moderno bombardeiro B-2 Spirit.

Hipoteticamente, explica a Russia Today, um bombardeiro B-52 – obsoleto, mas com grande carga útil – pode evoluir da sua função para um “míssil”, caso seja carregado com várias armas hipersónicas, de acordo com um oficial citado pelo portal russo.

Roper disse que a Força Aérea já testou, em junho deste ano e na Califórnia, o lançamento de um míssil hipersónico (AGR-183A ARRW) a partir de um B-52.

O mesmo responsável apontou que, de acordo com a tradição de não limitar a Força Aérea norte-americana apenas a uma ideia, existem “muito outros sistemas, incluindo alguns foram da Força Aérea” que podem ser convertidos em “aviões arsenal” no futuro.

Importa a capacidade de carga

Alguns especialistas sugeriram que estes sistemas poderiam incluir a aeronave de transporte C-17 Globemaster III ou até a Hercules C-130, que é ainda mais antiga.

“Se a aeronave do arsenal estiver destinada ao transporte de armas ar-solo, estas poderão ser implantadas na rampa traseira das plataformas móveis, o que não exigiria grandes modificações”, disse Todd Harrison, diretor do projeto de Segurança Aeroespacial do Centro de Estratégia, citado pela Air Force Magazine.

“Um avião arsenal não deve necessariamente ser furtivo ou rápido, embora deva ter uma grande capacidade de carga”, concluiu Harrison.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.