Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em “aviões arsenal”

US Air Force

Bombardeiro pesado B-52H Stratofortress da Força Aérea dos Estados Unidos

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em “aviões arsenal”, que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano.

Foi em 2016 que esta ideia veio a público. Na época, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, anunciou que o Executivo norte-americano estava a desenvolver uma geração de armas modernas para a Força Área, referindo-se aos “aviões arsenal”.

“Queremos transformar um dos nossos modelos de aeronaves mais antigos num comboio especial capaz de transportar diferentes tipos de cargas e munições“, disse à época o governante, citado pelo The Fiscal Times.

Agora, o Governo detalhou em que moldes este novo projeto se vai desenvolver: oficiais do Departamento de Defesa dos Estados Unidos podem selecionar um bombardeiro que esteja já no inventário da Força Aérea para transformá-lo num “aviação-arsenal” repleto de armas”, explicou Will Roper, vice-secretário da Força Aérea para Aquisição, Tecnologia e Logística, citado pelo portal militar Military.

Em declarações aos jornalistas, Roper adiantou que a Força Aérea dos Estados Unidos está atenta à atual frota de bombardeiros veteranos da Guerra Fria, referindo às aeronaves B-52 Stratofortress, o B-1 Lancer e também ao furtivo e moderno bombardeiro B-2 Spirit.

Hipoteticamente, explica a Russia Today, um bombardeiro B-52 – obsoleto, mas com grande carga útil – pode evoluir da sua função para um “míssil”, caso seja carregado com várias armas hipersónicas, de acordo com um oficial citado pelo portal russo.

Roper disse que a Força Aérea já testou, em junho deste ano e na Califórnia, o lançamento de um míssil hipersónico (AGR-183A ARRW) a partir de um B-52.

O mesmo responsável apontou que, de acordo com a tradição de não limitar a Força Aérea norte-americana apenas a uma ideia, existem “muito outros sistemas, incluindo alguns foram da Força Aérea” que podem ser convertidos em “aviões arsenal” no futuro.

Importa a capacidade de carga

Alguns especialistas sugeriram que estes sistemas poderiam incluir a aeronave de transporte C-17 Globemaster III ou até a Hercules C-130, que é ainda mais antiga.

“Se a aeronave do arsenal estiver destinada ao transporte de armas ar-solo, estas poderão ser implantadas na rampa traseira das plataformas móveis, o que não exigiria grandes modificações”, disse Todd Harrison, diretor do projeto de Segurança Aeroespacial do Centro de Estratégia, citado pela Air Force Magazine.

“Um avião arsenal não deve necessariamente ser furtivo ou rápido, embora deva ter uma grande capacidade de carga”, concluiu Harrison.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …