/

Lindsey Hoyle é o novo Presidente da Câmara dos Comuns

Jessica Taylor / EPA

Lindsey Hoyle é o novo Presidente do Parlamento britânico

Os deputados britânicos elegeram esta segunda-feira o sucessor de John Bercow, que ocupava o cargo desde 2009. Eleito com 325 votos, o novo speaker da Câmara dos Comuns britânica é Lindsey Hoyle.

Depois de quase uma década como um dos adjuntos de John Bercow, Lindsay Hoyle assumiu esta segunda-feira a liderança da Câmara dos Comuns. O deputado trabalhista, de 62 anos, terá agora de entregar o cartão de militante do partido, depois de ter sido eleito speaker com 325 votos – contra 213 do adversário, Chris Bryant.

A sua posição sobre a saída do Reino Unido da União Europeia não é conhecida, apesar de ter sido eleito por Chorley, que foi a favor do Brexit no referendo de 2016. Ao contrário de Bercow, conhecido pelos seus volumosos “Order! Order! Order!”, Hoyle fala mais calmamente, e já prometeu combater a linguagem agressiva no Parlamento.

Segundo o Diário de Notícias, Hoyle era visto como o favorito e conseguiu vencer a primeira votação (211 votos entre 562 deputados), mas sem a maioria necessária para evitar novas rondas de votação secreta. Na segunda votação conseguiu 244 votos em 575 deputados presentes e na terceira teve 267 em 565.

Deputado desde 1997, Hoyle era um dos três vice-speakers, um cargo que ocupava desde junho de 2010. Antes de ir para a Câmara dos Comuns, teve o seu próprio negócio de têxteis e impressão.

De acordo com o diário, em 1997, Hoyle venceu com 53% dos votos, tendo o pior resultado sido em 2010 com 43,2%. Há dois anos, obteve o melhor resultado 55,3% e agora, nas eleições antecipadas de 12 de dezembro, deverá conseguir a reeleição, visto que normalmente os principais partidos políticos não apresentam candidatos alternativos na circunscrição do speaker.

Lindsey Hoyle também ficou conhecido pelos confrontos com o ex-primeiro-ministro trabalhista, Tony Blair, por questões como Gibraltar – Blair defendia uma soberania partilhada com Espanha – e as propinas. “Não sou anti-Tony, ele tornou-nos elegíveis e venceu três vezes. Mas há princípios e promessas que não se podem quebrar.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.