/

Esta criatura parece um olho, mas é um dos maiores organismos unicelulares da Terra

Um dos maiores organismos unicelulares da Terra estão escondidos nos oceanos do mundo, entre escombros de coral. Pela sua forma, parecem olhos, mas são algas.

Chamadas de “olhos de marinheiro”, estas bolas macias – valonia ventricose – são um tipo de alga e um dos maiores organismos unicelulares da Terra. Ou seja, uma bola é apenas uma célula, apesar de esse não ser o tamanho que normalmente associaríamos a organismos unicelulares.

De acordo com o ScienceAlert, os “olhos de marinheiro” têm alguns truques na manga para conseguirem crescer tanto. Aliás, nem todos são assim tão grandes. Estes organismos podem variar de tamanho, podendo ser tão pequenos como um rolamento ou tão grandes como um globo ocular.

Nas aulas de biologia, podemos aprender que as células simplesmente não podem crescer tanto. No entanto, embora os “olhos de marinheiros” sejam apenas uma célula, contêm vários domínios citoplasmáticos, cada um com o seu próprio núcleo e cloroplastos.

Essa estrutura peculiar significa que, se tentarmos estourá-la, não explodiria como um balão cheio de organelas. De facto, esmagar o “olhos de marinheiro” pode causar o surgimento de mais desta espécie, já que os organismos precisam apenas de possuir um núcleo para se transformar num “olho” totalmente novo.

Valonia ventricosa tem sido estudada particularmente porque as células são tão anormalmente grandes que fornecem um assunto conveniente para estudar a transferência de água e moléculas solúveis em água através de membranas biológicas.

Concluiu-se que as propriedades de permeabilidade tanto na osmose como na difusão eram idênticas e que as moléculas de uréia e metaanal não exigiam nenhum tipo de poros postulados cheios de água na membrana para se mover através dela.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.