Numa entrevista relativa aos lucros do terceiro trimestre de 2019, Greg Peters, o diretor de produtos da Netflix, anunciou que a empresa se encontra a estudar formas de limitar a partilha de palavras-passe entre os utilizadores do serviço.
O objetivo é combater a perda de lucro que advém desta prática.
Os três planos mensais existentes na plataforma – base, standard e premium – foram desenhados a pensar nos clientes que habitam na mesma casa, possibilitando o visionamento do conteúdo em diversos dispositivos em simultâneo. No entanto, estas delimitações têm sido cada vez mais ignoradas pelos utilizadores da plataforma.
De acordo com um estudo realizado pelo grupo Magid para o canal de televisão norte-americano CNBC, do total de 137 milhões de clientes espalhados pelo mundo, 13,7 milhões não pagam o valor mínimo da mensalidade correspondente aos 7,99€ do plano base.
Isto traduz-se numa perda total de 135 milhões de dólares mensais, ou seja, 121 milhões de euros. É necessário sublinhar que consta nos atuais termos e condições da plataforma que não é permitido que os utilizadores partilhem o login com pessoas que não habitam a mesma residência.
Segundo os mesmos, “O serviço Netflix e qualquer conteúdo visualizado através do serviço são apenas para uso pessoal e não comercial e não podem ser partilhados com indivíduos fora da sua casa”.
Apesar de a Netflix ainda não ter revelado a estratégia a adotar para reduzir este problema, Greg Peters refere que estão à procura da melhor maneira para o enfrentar. “Nós continuamos a monitorizar e estamos de olho na situação. Vamos procurar maneiras pró-consumidor de limitar esta prática“, disse.
Resta-nos aguardar.