/

Administração Regional de Saúde do Norte está sem vacinas contra a gripe

1

Dez dias depois de ter arrancado o período de vacinação contra a gripe, a Administração Regional de Saúde do Norte não tem vacinas para distribuir às Unidades de Saúde Familiar e restantes unidades de Cuidados de Saúde Primário.

A denúncia é feita pelo Sindicato Independente dos Médicos. Jorge Roque Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, garantiu ao Observador que nos Centros de Saúde da ARS Norte “não existem vacinas disponíveis”, mas que as farmácias, ao entrarem no programa, podem tê-las.

“O nosso apelo é que seja resolvido ou que pelo menos se diga quando é que vai ser resolvido”, disse Roque Cunha, acrescentando que é estranho o facto de a ARS Norte não tenha cumprido a data estipulada para o início do período de vacinação.

Segundo o Sindicato, os centros de saúde afetados pela falta de vacinas não conseguem responder à procura de vacinas pela parte de utentes que a estas se dirijam. “A expectativa dos utentes é defraudada por motivos que são alheios às unidades de saúde e aos seus profissionais”, lê-se no comunicado publicado esta quarta-feira no site do Sindicato Independente dos Médicos.

“É muito importante que as pessoas se vacinem contra a gripe. É fundamental que isso ocorra, é muito importante que faça parte das preocupações do Governo”, rematou Roque Cunha.

À TSF, Roque da Cunha frisou que ainda há tempo para a vacinação contra a gripe, que “pode ser feita em qualquer altura até janeiro“, mas alerta que o atraso vai criar problemas logísticos nos centros de saúde “que eram escusados”. “As pessoas ficarão menos protegidas, mais ansiosas”, enquanto trabalho dos profissionais de saúde “fica mais confuso”, lamenta o sindicato independente dos médicos.

A ARS Norte garantiu ao Observador que esta é uma situação pontual que deverá ser resolvida entre esta quinta-feira e sexta-feira, sendo que 111 mil doses já foram tomadas entre o início do período de vacinação, no dia 14, e esta quarta-feira.

ZAP //

 

1 Comment

  1. Será que o sindicato está preocupado com a comissãozinha que fica por receber? E eu a pensar que os sindicato estaria ao serviço dos trabalhadores!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.