Casaco e guitarra de Kurt Cobain vão a leilão (e valem milhares de euros)

O casaco que o líder dos Nirvana usou no lendário concerto MTV Unplugged in New York vai ser leiloado, com um preço de venda estimado em 270 mil euros. Uma guitarra de Cobain pode ficar perto do meio milhão de euros no mesmo leilão.

A leiloeira Julien’s anunciou o leilão do casaco que o vocalista dos Nirvana usou no concerto acústico que ficou na história do rock: “Um casaco verde vintage usado por Kurt Cobain durante o concerto dos Nirvana MTV Unplugged, em 1993. O casaco da marca Manhattan é uma mistura de acrílico, mohair e licra com fecho de cinco botões (falta um botão) e dois bolsos exteriores, um buraco de queimadura e com descoloração perto do bolso esquerdo e do bolso direito. Tamanho médio. (…) Base de licitação: 50 mil dólares (45 mil euros). Estimativa de venda: 200 mil a 300 mil dólares (180 mil a 270 mil euros).”

Esta é a segunda vez em quatro anos que a despretensiosa peça de roupa vai a leilão. Em 2015, foi comprada por um investidor (e também fã da banda) por 125 mil euros, muito acima da estimativa inicial de 50 mil euros.

A 25 de outubro, dia do leilão, o casaco deverá obliterar este valor e aproximar-se do preço de um apartamento em Lisboa.

O casaco, oferecido por Courtney Love, viúva de Cobain, à ama da filha de ambos, nunca foi à máquina de lavar. “É muito importante que não seja lavado”, disse à revista Rolling Stone Darren Julien, da leiloeira, citado pela Visão. “As manchas continuam lá. Há até queimaduras de cigarro visíveis”. A peça tem sido guardada num cofre, dentro de um saco de tecido especial, para o proteger da humidade.

No mesmo leilão vai ser licitada uma das seis guitarras Mustang feitas à medida para Kurt Cobain – esta é uma das usadas durante o tour que se seguiu ao lançamento do álbum In Utero. A guitarra de canhoto, azul celeste, tem uma base de licitação de 75 mil dólares (68 mil euros), com uma estimativa de venda entre 300 mil e 500 mil dólares (270 mil a 450 mil euros).

“A memorabilia de rock tornou-se um investimento”, comentou Darren Julien. “Não é apenas um mercado de colecionadores. A pessoa que comprou o casaco em 2015 viu aqui uma oportunidade de investimento. Agora, porque temos estado a atingir preços-recorde para o Kurt Cobain, as pessoas começam a vender. Chamo a isto o novo mercado da arte.”

Nascido em Washington, Kurt Cobain ficou conhecido como vocalista dos Nirvana e inventor do estilo “Grunge”. O cantor acabaria por se suicidar em 1994, deixando uma filha e um legado musical para trás.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.