/

Morreu Diahann Carroll, primeira atriz negra a vencer um prémio Tony

A atriz nomeada ao Emmy por “Anatomia de Grey” e a primeira atriz negra a vencer um prémio Tony, Diahann Carroll, morreu aos 84 anos.

Diahann Carroll morreu no dia 27 de setembro, aos 84 anos. A família anunciou a morte da atriz esta sexta-feira, pela voz da filha, Susan Kay, à Associated Press (AP).

A atriz nasceu no Bronx, em Nova Iorque, e iniciou a sua carreira aos 15 anos, como modelo para revistas. Estudou na Escola Superior de Arte e Música de Nova Iorque e venceu um show de talentos chamado “Chance Of A Lifetime”, uma vitória que abriu caminho ao seu primeiro trabalho na Broadway, no musical “House of Flowers”.

Em 1962, tornou-se na primeira mulher negra a vencer os prémios Tony, com a sua interpretação em “No Strings”. Antes de Carroll, só uma mulher negra tinha sido nomeada (em 1959, com Lena Horne, na peça “Jamaica”).

Segundo o Observador, o ponto mais alto do sucesso da atriz foi atingido em 1968, quando Diahann Carroll foi protagonista da série “Julia”, que durou até 1971. O papel rendeu-lhe um Globo de Ouro no ano de estreia, em 1969, e uma nomeação para o mesmo prémio no ano seguinte, na categoria de atriz em série de comédia.

Em 1974, Carroll foi nomeada para o Óscar de Melhor Atriz no filme “Claudine”. Mais recentemente, em 2008, Carroll foi nomeada aos prémios Emmy, na categoria de atriz convidada, pela sua interpretação na série “Anatomia de Grey”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.