Morreu Diahann Carroll, primeira atriz negra a vencer um prémio Tony

A atriz nomeada ao Emmy por “Anatomia de Grey” e a primeira atriz negra a vencer um prémio Tony, Diahann Carroll, morreu aos 84 anos.

Diahann Carroll morreu no dia 27 de setembro, aos 84 anos. A família anunciou a morte da atriz esta sexta-feira, pela voz da filha, Susan Kay, à Associated Press (AP).

A atriz nasceu no Bronx, em Nova Iorque, e iniciou a sua carreira aos 15 anos, como modelo para revistas. Estudou na Escola Superior de Arte e Música de Nova Iorque e venceu um show de talentos chamado “Chance Of A Lifetime”, uma vitória que abriu caminho ao seu primeiro trabalho na Broadway, no musical “House of Flowers”.

Em 1962, tornou-se na primeira mulher negra a vencer os prémios Tony, com a sua interpretação em “No Strings”. Antes de Carroll, só uma mulher negra tinha sido nomeada (em 1959, com Lena Horne, na peça “Jamaica”).

Segundo o Observador, o ponto mais alto do sucesso da atriz foi atingido em 1968, quando Diahann Carroll foi protagonista da série “Julia”, que durou até 1971. O papel rendeu-lhe um Globo de Ouro no ano de estreia, em 1969, e uma nomeação para o mesmo prémio no ano seguinte, na categoria de atriz em série de comédia.

Em 1974, Carroll foi nomeada para o Óscar de Melhor Atriz no filme “Claudine”. Mais recentemente, em 2008, Carroll foi nomeada aos prémios Emmy, na categoria de atriz convidada, pela sua interpretação na série “Anatomia de Grey”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Saúde quer enfermeiro de família para todos os portugueses

A ministra da Saúde, Marta Temido, quer que todos os portugueses tenham um enfermeiro de família atribuído até ao final da próxima legislatura, à semelhança da meta traçada para os médicos de família. Na abertura do …

Rei de Marrocos indulta jornalista marroquina condenada por aborto

O rei de Marrocos, Mohamed VI, indultou a jornalista Hajar Raissouni, recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento", segundo um comunicado oficial. A mulher, de 28 anos, …

Morreu Elijah Cummings, um dos democratas que investigava Trump

O congressista norte-americano Elijah Cummings, uma das figuras do Partido Democrata mais respeitadas na oposição pela sua frontalidade e por acalmar protestos violentos e desentendimentos entre adversários, morreu esta quinta-feira, aos 68 anos. A notícia da …

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …

Assis critica novo Governo do PS. É "muito António Costa" e feito só para dois anos

O ex-eurodeputado do Partido Socialista (PS) Francisco Assis não poupou nas críticas ao novo Governo, que António Costa apresentou ao Presidente da República na terça-feira ao final do dia, considerando que este é um executivo …

PSD considera que não há novo Governo, mas "remodelação" com alargamento

O PSD defendeu na quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …