/

“Estou à espera que o doutor Rui Rio responda”, diz Centeno

partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno quer mesmo debater os programas macroeconómicos do PS e do PSD. Esta quarta-feira, disse estar à espera da resposta de Rui Rio.

O ministro das Finanças Mário Centeno, candidato a deputado pelo PS, insistiu esta quarta-feira, em declarações à Lusa, em debater os programas macroeconómicos dos dois partidos com Rui Rio.

Estou à espera que o doutor Rui Rio responda. Não é o doutor Rui Rio que vai determinar com quem é que o candidato Mário Centeno vai debater”, respondeu Centeno, quando questionado sobre o motivo pelo qual não iria debater com o também candidato a deputado pelo PSD, Álvaro Almeida.

O ministro das Finanças afirmou também que o PSD quer implementar “já em 2020” medidas “com um custo muito elevado no Orçamento do Estado, custo esse que não é refletido nas projeções que o PSD apresenta para as receitas”.

“Não podemos prometer cortar impostos num montante superior a 1.000 milhões de euros e depois ter a receita fiscal a crescer acima do PIB“, sustentou o candidato a deputado pelo círculo de Lisboa.

Na terça-feira, Rio desafiou Centeno a debater com o economista Álvaro Almeida, que é candidato pelo Porto, tendo o ministro das Finanças permanecido em silêncio até esta tarde. “Porque espera o CR7 das Finanças para honrar a sua palavra?”, atirou Rio.

Rio ironiza que vai escrever a Costa

Esta quarta-feira, Rio ironizou que vai escrever ao líder do PS para que António Costa indique qual o social-democrata que poderá debater com Mário Centeno, e diz aguardar uma resposta nas próximas 24 horas.

“Já me tinham pedido para tirar Tancos da campanha, só falta agora dizer que não sou eu quem por parte do PSD diz quem vai debater com Mário Centeno. Então vou mandar uma carta ao líder do PS para ele dizer quem do lado do PSD vai debater com o dr. Mário Centeno”, gracejou.

O líder do PSD diz ainda ter esperança que, nas próximas 24 horas, haja uma resposta favorável por parte de Mário Centeno, para que o debate se possa realizar no último dia possível antes das eleições, sexta-feira, já que no sábado é dia de reflexão. “Vamos aguardar, são só mais 24 horas, pode ser que o Mário Centeno aceite cumprir a sua palavra.”

Rui Rio relembrou que o PSD indicou primeiro o porta-voz do partido para as Finanças Públicas, Joaquim Sarmento, que não é candidato a deputado, que Centeno recusou por essa razão. “Depois indicámos um que começa por A, Álvaro Almeida, se ele não gostar passamos para o B, para o C, até ao Z”, garantiu.

Rui Rio avançou até um motivo pelo qual considera que Mário Centeno não está a aceitar este debate. “A minha intuição é que não faz o debate porque sabe que o que trouxe para a praça pública não corresponde à verdade e, neste momento, perder um debate desse é terrível para o PS. Já perderam muita coisa nas últimas semanas e por isso não querem mais”, afirmou.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.