“Navio fantasma” afundado há 118 anos localizado num lago dos Estados Unidos

(dr) Jerry Eliason e Kraig Smith

Jerry Eliason e Kraig Smith, dois caçadores de naufrágios norte-americanos, localizaram um antigo navio que afundou em setembro de 1901, na costa de Michigan, no Lago Superior, nos Estados Unidos.

Em causa está o naufrágio do cargueiro Hudson: há mais de 100 anos, o navio sofreu um acidente e, desde então, permaneceu desaparecido nas profundezas do lago, aguçando rumores de que haveria um “navio fantasma” naquelas água, conta o MPR News.

Em junho, Eliason e Smith, recorrendo a um sonar e a uma câmara, conseguiram localizar a embarcação: estava a 250 metros de profundidade, perto da península de Michigan.

De acordo com os caçadores de naufrágios, citado pelo mesmo média norte-americano, Hudson, construído em 1888, continua bem preservado, estando praticamente intacto.

O navio com cerca de 87 metros de comprimento partiu da cidade de Duluth, no estado norte-americano de Minnesota, a 15 de setembro de 1901. Seguia carregado de trigo e linho quando passou nas ilhas Apóstolos e foi atingido por uma tempestade. No dia seguinte, relatou-se um repentino naufrágio de um barco a vapor não identificado.

Não havia outros sinais da catástrofe. Contudo, nos dias seguintes, pescadores encontraram no lago vestígios de um navio semelhante ao Hudson, bem como corpos de tripulantes que tinham vestido um colete salva-vidas com a inscrição “S.S. Hudson”.

Na época, os média locais davam conta que seguiam cerca de 25 pessoas a bordo, sem precisar com grande certeza o número exato de tripulantes.

“É sempre interessante resolver um mistério e ver o local do seu descanso final”, disse Kraig Smith, citado pelo MPR News. “Sempre há contemplação, pensando como é que foram as suas últimas circunstâncias”, acrescentou.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.