/

Novo avião hipersónico promete ligar Londres a Sydney em 4 horas

(dr) Reaction Engines

A Agência Espacial do Reino Unido anunciou a construção da “primeira ponte espacial do mundo” graças a um verdadeiro avião espacial, que promete ligar Londres a Sydney em apenas 4 horas.

Na Conferência Espacial do Reino Unido 2019, a Agência Espacial do país anunciou que vai trabalhar em parceria com a Agência Espacial Australiana para a construção da “primeira ponte espacial do mundo”.

O projeto, com o nome Synergetic Air-Breathing Rocket Engine (SABRE), está a ser desenvolvido pela Reaction Engines, que conta com o financiamento da BAE Systems, da Rolls-Royce e da Boeing HorizonX.

O avião hipersónico poderá estar operacional dentro de sensivelmente dez anos. O tempo de voo entre Londres e Sidney pode ser reduzido em 80% já em 2030.

Em abril, a Reaction Engines anunciou testes bem sucedidos, que simulavam uma velocidade três vezes mais alta do que a do som, ou seja, 50% mais rápido do que a velocidade do Concorde, que conseguia fazer a viagem entre Nova Iorque e Paris em cerca de 3,5 horas.

No entanto, segundo a CNN, o motor está a ser construído para que possa atingir cinco vezes mais do que a velocidade do som.

O SABRE “alimenta-se” do ar da atmosfera, o que permite uma maior eficiência do combustível e diminuição do peso. Além disso, em comparação com os outros motores já existentes, o SABRE é mais avançado, já que todos os outros precisam de transportar o seu próprio suprimento de oxigénio.

Shaun Driscoll, diretor de projetos da Reaction Engines, explicou durante a conferência que os foguetões não progrediram nos últimos 70 anos. No entanto, “os motores aeronáuticos tornaram-se muito eficientes”.

“Ao combinar um motor aeronáutico e um foguetão, pode-se ter um sistema de propulsão muito leve e eficiente e, na prática, criar um avião espacial“, disse ainda o especialista.

A empresa está agora a finalizar a construção de uma instalação de testes em Buckinghamshire, no Reino Unido, que será o local da primeira demonstração em solo do núcleo de respiração do ar do motor SABRE.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.