Tempestade solar pode atingir a Terra nos próximos anos

2

Uma equipa de cientistas alerta para uma potencial tempestade de radiação solar, que poderá afetar o nosso planeta nos próximos anos.

De acordo com os cientistas, a tempestade solar pode ocorrer a qualquer momento e pode causar apagões, prejudicar as redes telefónicas e, até, afetar contas bancárias.

Conforme explica a Sputnik News, o Sol sofre regularmente explosões de partículas altamente carregadas, também conhecidas como ejeções de massa coronal (CME). No entanto, poucas têm a potência necessária para causar danos no nosso planeta.

Mas, a cada 100 anos ou mais, ocorre uma série de explosões e ejeções superpotentes, conhecidas como tempestade solar, que são lançadas em direção à Terra. Caso atinja o nosso planeta, esta tempestade tem poder suficiente para destruir satélites e redes elétricas, desligar computadores e excluir contas bancárias.

Os cientistas alertam que há a previsão de que, nos próximos 100 anos, ocorram duas tempestades solares catastróficas. Num novo relatório, publicado na Space Weather, investigadores do Serviço Geológico dos estados Unidos alertam que uma tempestade solar pode atingir a Terra a qualquer momento.

Os cientistas analisaram uma tempestade solar, que ocorreu nos Estados Unidos em 1921 (conhecida como Tempestade Ferroviária de Nova York), e observaram que o evento climático causou grandes impactos tecnológicos e incêndios destrutivos. “O evento foi caracterizado por variações solares e geomagnéticas extremas, e auroras registadas em diversos locais ao redor do mundo.”

Segundo os cientistas, estudar este evento pode ser útil para nos prepararmos para uma eventual tempestade solar e reduzir o impacto deste evento. Os investigadores sublinham ainda que, em 2012, uma enorme ejeção de massa coronal que poderia ter destruído diversas tecnologias passou a apenas nove dias da Terra.

Apesar de estas tempestades não poderem ser contidas, os cientistas esforçam-se para tentar prever a sua ocorrência.

ZAP //

2 Comments

  1. Algumas coosa ate aceito , mas excluir contas bancarias ? Que migué mais senvergonha esse. Ja estao com artimanhas de querer mexer nas contas das pessoas ? Nao existe isso e se isso acontecer é porque tão roubando ..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.