Tempestade solar pode atingir a Terra nos próximos anos

Uma equipa de cientistas alerta para uma potencial tempestade de radiação solar, que poderá afetar o nosso planeta nos próximos anos.

De acordo com os cientistas, a tempestade solar pode ocorrer a qualquer momento e pode causar apagões, prejudicar as redes telefónicas e, até, afetar contas bancárias.

Conforme explica a Sputnik News, o Sol sofre regularmente explosões de partículas altamente carregadas, também conhecidas como ejeções de massa coronal (CME). No entanto, poucas têm a potência necessária para causar danos no nosso planeta.

Mas, a cada 100 anos ou mais, ocorre uma série de explosões e ejeções superpotentes, conhecidas como tempestade solar, que são lançadas em direção à Terra. Caso atinja o nosso planeta, esta tempestade tem poder suficiente para destruir satélites e redes elétricas, desligar computadores e excluir contas bancárias.

Os cientistas alertam que há a previsão de que, nos próximos 100 anos, ocorram duas tempestades solares catastróficas. Num novo relatório, publicado na Space Weather, investigadores do Serviço Geológico dos estados Unidos alertam que uma tempestade solar pode atingir a Terra a qualquer momento.

Os cientistas analisaram uma tempestade solar, que ocorreu nos Estados Unidos em 1921 (conhecida como Tempestade Ferroviária de Nova York), e observaram que o evento climático causou grandes impactos tecnológicos e incêndios destrutivos. “O evento foi caracterizado por variações solares e geomagnéticas extremas, e auroras registadas em diversos locais ao redor do mundo.”

Segundo os cientistas, estudar este evento pode ser útil para nos prepararmos para uma eventual tempestade solar e reduzir o impacto deste evento. Os investigadores sublinham ainda que, em 2012, uma enorme ejeção de massa coronal que poderia ter destruído diversas tecnologias passou a apenas nove dias da Terra.

Apesar de estas tempestades não poderem ser contidas, os cientistas esforçam-se para tentar prever a sua ocorrência.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Algumas coosa ate aceito , mas excluir contas bancarias ? Que migué mais senvergonha esse. Ja estao com artimanhas de querer mexer nas contas das pessoas ? Nao existe isso e se isso acontecer é porque tão roubando ..

RESPONDER

Morreu Elijah Cummings, um dos democratas que investigava Trump

O congressista norte-americano Elijah Cummings, uma das figuras do Partido Democrata mais respeitadas na oposição pela sua frontalidade e por acalmar protestos violentos e desentendimentos entre adversários, morreu esta quinta-feira, aos 68 anos. A notícia da …

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …

Assis critica novo Governo do PS. É "muito António Costa" e feito só para dois anos

O ex-eurodeputado do Partido Socialista (PS) Francisco Assis não poupou nas críticas ao novo Governo, que António Costa apresentou ao Presidente da República na terça-feira ao final do dia, considerando que este é um executivo …

PSD considera que não há novo Governo, mas "remodelação" com alargamento

O PSD defendeu na quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Depois do terramoto das legislativas, vem aí um Conselho Nacional difícil para o CDS

O CDS reúne esta noite o Conselho Nacional. Segundo o Público, Assunção Cristas deverá renunciar a lugar de deputada na Assembleia da República. O CDS deverá marcar esta quinta-feira o próximo congresso para janeiro de 2020. …

Rio quer abafar Montenegro ao fazer "multitasking" como líder partidário e parlamentar

Rui Rio pode acumular as funções de líder do partido e líder parlamentar. O objetivo passa por evitar divisões na bancada e esvaziar a oposição de Luís Montenegro. Rio parece já ter uma estratégia delimitada para …