/

Há 8 anos, um filme de terror “previu” o Papa Leão XIV

Videocine

“El Habitante”, filme de 2017 de Guillermo Amoedo

O filme de terror mexicano de 2017 “El Habitante” previu que teríamos um “Papa Leão XIV” na Igreja Católica. O realizador e argumentista, Guillermo Amoedo, recebeu várias mensagens nas redes sociais e até comentou a coincidência.

Vivemos num mundo onde as “previsões” feitas por filmes e séries, como as célebres profecias de “The Simpsons”, parecem estar um passo à frente em relação a alguns acontecimentos; mas prever qual vai ser o próximo nome do papa, não é algo comum para um filme de terror.

Logo no início do filme, há um noticiário que anuncia a “morte do Papa Leão XIV”. O nome era naturalmente fictício, porém, não deixa de ser curioso como em 2025, Robert Prevost escolheu mesmo o nome, Leão XIV, para o seu papado.

Na semana passada, em entrevista ao jornal argentino Clarín, o realizador do filme, o uruguaio Guillermo Amoedo, contou que a escolha do nome foi feita em 2015 enquanto escrevia o guião do filme, antes sequer da eleição de Robert Prevost e da morte do Papa Francisco.

A notícia fictícia da morte de um “Papa Leão XIV” num filme de há 10 anos nõe foi, no entanto, totalmente aleatória. Embora o filme seja uma obra de ficção, os temas religiosos que nele são abordados têm uma base muito forte em escrituras católicas e antigas profecias, como a profecia dos Papas de São Malaquias.

Além disso, Amoedo inspirou-se em pessoas reais da história da Igreja Católica, como Gabriele Amorth, antigo exorcista em Roma e que no filme é retratado na personagem do “cardeal Natale”.

Naturalmente, após a eleição de Leão XIV, muitas pessoas que assistiram ao filme de Amoedo recorreram as redes sociais para comentar a coincidência—  e questionar o realizador acerca da mesma.

José Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.