/

Costa: Todos querem um Centeno, mas o passe do CR7 das Finanças não está à venda

8

Mário Cruz / Lusa

O único Centeno é do PS e o seu passe não está à venda. Foi esta a mensagem que o secretário geral socialista, António Costa, fez questão de frisar esta terça-feira, recordando que os que no passado olharam para o seu ministro das Finanças com desconfiança querem agora ter o seu próprio Centeno.

O líder do PS recuou até 2015 para contar toda a história. Depois de agradecer a intervenção do responsável pela pasta das Finanças, António Costa recordou o envolvimento de Mário Centeno na elaboração do cenário macroeconómico que o PS apresentou em 2015, antes das eleições legislativas desses anos, e referiu que, então, “olharam para ele com enorme desconfiança”.

“Mas que bom ver quatro anos depois todos quererem ter o seu Centeno. Já há quatro anos devíamos ter desconfiado, porque quem desdenha quer comprar”, atirou, no primeiro comício de campanha eleitoral do PS, no Pavilhão Carlos Lopes.

Costa alfinetava assim Rui Rio que, na passada segunda-feira no debate a dois, muniu-se de números, dizendo também ter o seu “Centeno”. Durante o debate, o social democrata não referiu o nome do seu homem forte das Finanças, tendo revelado apenas depois, em declarações aos jornalistas no fim do debate, que se referia a Joaquim Sarmento.

O secretário-geral do PS não tardou a responder, argumentando que não trocava o seu Centeno pelo de Rio. “Os portugueses preferem o meu“, disse.

Mas a “guerra” de Centenos não se ficou por aqui: esta terça-feira, através de uma publicação no seu site oficial, o PSD revelou que Joaquim Sarmento está disponível para um debate com Mário Centeno, visando “esclarecer todos os números”.

Pouco depois, e recorrendo ao humor, António Costa partiu da comparação que o antigo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schauble fez entre o atual presidente do Eurogrupo e o jogador de futebol da Juventus Cristiano Ronaldo.

“O senhor Schauble até pode achar que ele [Mário Centeno] é [Cristiano] Ronaldo. Só que o passe não está à venda“, declarou, recebendo uma salva de palmas dos militantes e simpatizantes socialistas.

O Portugal campeão de Centeno e a “fábula” do PSD

Na sua intervenção no pavilhão Carlos Lopes, que recebeu uma enorme ovação da plateia, Mário Centeno considerou que Portugal foi “campeão” do crescimento na Europa, advertiu que o rumo seguido não pode ser colocado em causa e criticou o PSD por “efabular” com um perigoso choque fiscal.

“Bem-vindos ao pavilhão que tem o nome de um enorme campeão português, Carlos Lopes, e bem-vindos ao Portugal que é campeão do crescimento, do emprego de qualidade e do bem-estar. Bem-vindos ao Portugal que não convida jovens a emigrar, ao Portugal que PSD e CDS desconhecem e, mais grave, negam”, declarou o titular da pasta das Finanças, que é candidato a deputado do PS por Lisboa.

Mário Centeno referiu-se depois aos mais recentes indicadores do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a evolução da economia portuguesa nesta legislatura, sustentando que ficou provado que o país cresceu bem acima da média europeia.

“Portugal ultrapassou cinco países na lista que a direita utiliza para desvalorizar as conquistas dos portugueses. Portugal cresceu mais do que a Espanha em 2017, 2018 e está a crescer mais também em 2019. Somos uma economia mais forte, com contas públicas certas e equilibradas”, defendeu.

A seguir, passou ao ataque “à direita portuguesa que andava a clamar pela falta de crescimento”. “O crescimento voltou a Portugal com este Governo, voltou a Portugal com António Costa. Sabem qual a razão de a direita ter a fábula de haver uma folga de 15 mil milhões de euros em 2023? Porque o PS colocou Portugal no mapa do crescimento. Mas não há espaço orçamental sem crescimento económico e isso eles ainda não conseguiram compreender”, afirmou o membro do Governo.

Na sua intervenção, com cerca de 12 minutos, Mário Centeno nunca se referiu diretamente ao Bloco de Esquerda ou ao PCP, mas advertiu que, após as eleições legislativas, “o caminho percorrido não pode ser posto em causa”.

A maioria das críticas do ministro das Finanças foi dirigida ao PSD, quer por causa das dúvidas levantadas sobre a evolução do saldo da balança externa do país, quer por causa da promessa de redução de impostos.

“A direita dá-se ao luxo de prometer gastar o esforço dos portugueses numa nova temporada da série já conhecida chamada choque fiscal. Fá-lo em nome de uma ideologia cega e de má memória para os portugueses. O país não precisa de quem promete, mas sabe que não pode dar. Deixam-se fotografar com o diabo – e é como os portugueses dizem, diz-me com quem andas”, comentou, provocando risos na plateia.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. AHAHAHAHAHAHAHAHAH
    .
    Num sábado ao final da tarde, em que havia cerca de dez pessoas com fita verde na sala de espera de uma urgência de hospital público (SNS), no dia 14 de Setembro, o tempo de espera foi de 240 minutos (QUATRO HORAS). A fita verde indica um tempo de espera a rondar 120 minutos (DUAS HORAS).
    Os casos de urgência que chegaram nesse período devem ter sido uns 4 – 5, e todos com pulseira amarela, e portanto foram logo atendidos.
    .
    CR7’s?!
    .
    CENTENOS?!
    .
    Havia aí um outdoor do PSD que fala(va) em > 780.000 Portugueses sem médico de família!!!
    .
    Depois de QUATRO HORAS numa sala de espera com uma pulseira verde, pergunto se há por aí algum geringonço que faça um desenho ou explique estas coisas em duas ou três centenadas?!
    .

    • epá mas no tempo do cavaco ou do passos fedelho ou do durão eras atendido em poucos minutos não era?
      toda a gente sabe que o PSD é a cura para todos os males, mas quando lá estão f0dem tudo!

      • AHAHAHAHAHAHAHAHAH
        .
        então se te f0dem qual é o teu problema?!
        .
        Pela tua linguagem não precisas de mais nada…
        .
        Ou será que também queres um pedido de casamento?!

      • Sua fedelha Ana Isabel, quem fodrica tudo é o malvado do partido socialista que nos levou a três bancarrotas (duas do gatuno-mor Soares e uma do saca-milhões Sócrates). Você se tivesse vergonha na cara nem falava, tal a desgraça que essa seita xuxa nos tem oferecido. Com este indiano Costa já estamos outra vez a caminho de algo de preocupante. O miserável ministro apaneleirado das finanças, durante 4 anos tem esmagado até ao tutano todas as áreas da governação para simplesmente, atingir uns números. O investimento é dos piores de sempre e até o SNS está doente. Esse enjoado “comunista” Centeno que vá para Vila Real de Santo António e que nos deixe seguir um caminho de decência e de progresso.

  2. A campanha eleitoral é uma fraude. Estou cansado de ouvir falar no governo anterior: “PEGOU NUM GOVERNO QUE ESTAVA DESGOVERNADO e tinha um déficite próximo dos 11,5%” (ao fim de 4 anos estava em 3%)
    Foram criadas algumas medidas estruturais que hoje servem de suporte a muito do que é feito pelos socialistas. Mário Centeno anda a ver muita ficção ao falar de um hipotético choque fiscal. A realidade é que eu e os portugueses nunca pagaram tantos impostos…, será que é cego?!
    Choques fiscais, pântanos,e banca rôta – que eu saiba; só com o Partido Socialista!
    Resumo de tudo isto: NÃO FORAM CAPAZES DE APROVEITAR A CONJUNTURA INTERNACIONAL FAVORÁVEL.
    Estes senhores ainda não fizeram as contas aos jovens que saíram do país nos últimos 4 anos. Porquê?

    • Falam muito da redução do défice do choninhas Centeno. Quando entrou estava a 3% e agora no final do mandato será, provavelmente, 0,2%. Então o grande brilharete deste artista foi baixar o défice 2,8%. No mandato de Passos Coelho o défice herdado da governação Sócrates, foi de 11,5%. No final do mandato o défice foi deixado em 3%. RESULTADO: Passos Coelho, durante o seu mandato, consegui reduzir o défice em 8,5% (e com Troika cá dentro, chamada pelos socialistas). Por aqui se vê como Centeno pouco representa, é apenas um verbo de encher, um fiasco, que está a deixar o país esganado e desinvestido.

  3. Este comparativo do indiano Costa, prova o quanto é fraco a fazer campanha. O que disse este ilusionista tipo vendedor de guarda-chuvas na feira, é uma enorme ofensa a Cristiano Ronaldo. É o mesmo que lhe chamar um jogador limitado, já que assim o é este gajo das finanças, cuja preocupação exclusiva com o país é esganar tudo, com um único objetivo: conseguir o défice previsto nos OE. Que grande façanha esta ! Corram é com este artolas, porque de contrário o país prosseguirá o caminho da penúria, rumo a um país de pantanas e um novo abismo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.