/

Lágrimas de cristal. Jovem chora “diamantes”

Em vez de lágrimas, Satenik Kazarián chora pequenos cristais. Os médicos ainda não conseguiram obter um diagnóstico preciso da doença, que tem tornado a vida desta jovem num autêntico “inferno”.

Satenik Kazarián, uma arménia de apenas 22 anos, sofre de uma doença tão rara que os médicos não são capazes de diagnosticar com precisão. Em vez de lágrimas, a jovem chora pequenos cristais.

Num único dia, formam-se até trinta cristais nos seus olhos. Nos últimos meses, o dia-a-dia da jovem tem sido um autêntico “inferno”, devido à necessidade de remover estes objetos transparentes dos seus olhos, um processo muito doloroso.

Numa entrevista concedida ao canal Mir 24, Kazarián contou que nem os oftalmologistas, nem os neuropatologistas conseguiram explicar este fenómeno. Os médicos receitaram algumas gotas e antibióticos, que fizeram com que os olhos da jovem parassem de derramar as “lágrimas de vidro”.

No entanto, a saúde da arménia piorou com estes medicamentos, pelo que decidiu parar de tomar a medicação receitada pelos especialistas, avança o Russia Today.

O caso de Satenik Kazarián chamou a atenção das autoridades do país. O vice-ministro da Saúde da Arménia, Oganés Arutiunián, declarou que, em breve, será realizado um conselho médico para abordar as possíveis causas da formação destes estranhos cristais, de forma a oferecer ao jovem o tratamento adequado.

Alguns médicos acreditam que o caso de Satenik pode ser uma doença metabólica chamada cistinose, uma mutação genética que causa a acumulação do aminoácido cistina nos lisossomos, que forma cristais nas células e pode afetar os olhos, rins e outros órgãos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.