/

“Está lá tudo”. Parlamento envia ao MP nomes que aprovaram créditos ruinosos

1

PSD / Flickr

Teresa Leal Coelho

O Parlamento enviou ao Ministério Público um relatório detalhado com os nomes dos bancários que aprovaram os créditos ruinosos. A confirmação foi dada por Teresa Leal Coelho, presidente da COFMA.

Teresa Leal Coelho, presidente da Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA) diz que o Parlamento enviou ao Ministério Público, esta quinta-feira, os nomes dos bancários que aprovaram os créditos ruinosos. “Está tudo lá”, atirou a deputada.

Em entrevista concedida ao Jornal Económico, Teresa Leal Coelho diz que a documentação entregue, para além de mencionar os grandes devedores, descreve todo o processo interno dos bancos relativo à aprovação dos créditos concedidos.

“O relatório é de tal forma exaustivo que considero que é uma enorme vitória, mais um passo em frente da COFMA na transparência pretendida para a banca”, atirou a deputada do PSD. Explicou ainda que o relatório que foi entregue pelo Banco de Portugal é “extraordinariamente exaustivo” e que tem de ser analisado cautelosamente.

A presidente da COFMA diz que a situação dos devedores está ao abrigo do segredo bancário e de Justiça, mas que a listagem dos quadros e técnicos bancários que trataram da atribuição dos créditos e respetivas garantias não está sob segredo bancário.

“Com a lei atual não podemos revelar os grandes devedores. O âmbito e o alcance do segredo bancário pode ser modificado para tentar aprofundar cada vez mais a transparência e o escrutínio no que diz respeito aos devedores, embora tenhamos que fazer sempre o contrapeso entre os interesses públicos e os particulares. As pessoas também têm de ter garantia da preservação de alguns dados da sua vida privada”, disse ao JE.

Teresa Leal Coelho disse ainda que, cada vez mais, os cidadãos têm necessidade de ter informações sobre a banca. Por isso, a deputada realça que estão lá os nomes de todos os devedores — e também dos decisores. “Não oiço ninguém a perguntar quem são os grandes decisores. Mas se perguntassem, teriam a resposta, porque não está sobre segredo bancário. E bem”, disse.

ZAP //

1 Comment

  1. Pois não porque aos governos não lhes interessa e aos bancos também Não, a grande % dO Zé Povo come tudo que os politicos lhes dá, cansa pensar, só alguns o fazem LAMENTAVELMENTE.
    Mas os politicos que governam este país TEM O DEVER e OBRIGAÇÃO de preservar os interesses do Povo e não dos politicos, bancos e afins.
    Isto afinal em que regime nos encontramos? Democracia NÃO é. Será um fascismo disfarçado de democracia …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.