O Salão Automóvel de Frankfurt começa esta quinta-feira sem a presença da Nissan e outras 22 fabricantes. A marca japonesa até decidiu gozar com o evento.
Marcar presença no Salão Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, é uma grande oportunidade para qualquer fabricante expor os seus novos modelos. Contudo, não fica propriamente barato. Uma marca que decida estar presente deverá pagar um valor entre 4 e 10 milhões de euros.
Neste sentido, houve marcas que optaram por passar a oportunidade de estar em Frankfurt, poupando assim milhões de euros, alegando que não lhes compensaria a despesa. A Nissan foi uma das 23 fabricantes que decidiram não ir àquela que é a maior porta de entrada para o mercado europeu.
No entanto, a marca japonesa destacou-se ao gozar com o salão automóvel. Em vez de levar o seu stand até Frankfurt, a Nissan preferiu ir até Francfort. Uma pequena aldeia, muito mais humilde, na costa atlântica francesa. O trocadilho com o nome da cidade, com uma boa dose de humor, pretendia atrair algumas centenas de visitantes para ver o nome Nissan Juke.
Apesar do esforço, de acordo com o Observador, apenas estiveram presentes 23 visitantes. A Nissan pode não ter conseguido vender muitos modelos em Francfort, mas o mediatismo que ganhou com a manobra de marketing, já valeu por si mesma.