No centro da galáxia GSN 069 mora um buraco negro supermassivo que está a consumir grandes quantidades de material num horário regular, a cada nove horas.
Os cientistas já tinham observado dois buracos negros de “massa estelar”, isto é, que pesam aproximadamente 10 vezes a massa do Sol. No entanto, nunca tinham detetado este tipo de comportamento num buraco negro supermassivo.
O buraco negro mora bem no centro da galáxia GSN 069, a 250 milhões de anos-luz da Terra, e contém cerca de 400.000 vezes a massa do Sol. Os cientistas usaram os telescópios espaciais Chandra (NASA) e XMM-Newton (ESA) para concluir que este buraco negro consome, aproximadamente, quatro luas (semelhantes à da Terra) três vezes por dia.
Giovanni Miniutti, do Centro de Astrobiologia da ESA, adiantou em comunicado que o “buraco negro segue um plano nutricional como nunca vimos antes”. “Este comportamento é tão sem precedentes que tivemos de cunhar uma nova expressão para o descrever: erupções quase periódicas de raios-X.”
“Combinando dados dos dois observatórios de raios-X, seguimos as explosões periódicas durante, pelo menos, 54 dias”, explicou Richard Saxton, do Centro Europeu de Astronomia Espacial de Madrid, em Espanha. “Este acompanhamento deu-nos uma oportunidade única de testemunhar o fluxo de matéria num buraco negro supermassivo que acelera e desacelera repetidamente”.
Durante as explosões, a emissão de raios-X torna-se 20 vezes mais brilhante do que durante os momentos de silêncio. A temperatura do gás que cai no buraco negro também aumenta, de meio milhão de graus Celsius durante períodos de silêncio para, aproximadamente, 1,3 milhões durante explosões.
Segundo o Europa Press, os cientistas acreditam que a origem da emissão de raios-X “é uma estrela que o buraco negro quebrou parcial ou completamente e que consume lentamente”, adiantou Margherita Giustini, também do Centro de Astrobiologia da ESA.
“Euanto às repetidas explosões, a história é completamente diferente, cuja origem precisa de ser estudada com novos dados e novos modelos teóricos”.
Caracas …. como as pessoas mentem …
Se o primeiro buraco negro foi fotografado há pouco tempo usando vários telescópios para formar uma suposta foto …
Agora todo mundo acha um buraco negro fácil fácil!!!.
Virou bagunça
Caro Wesley claro, há muitos anos que se conhecem buracos negros, não por terem sido vistos, mas pelas reações que provocam em seu redor. Como a sua gravidade tudo absorve, inclusivé a luz, o ter sido possível fotografar um é que foi notável.
Wesley, estude antes de falar asneiras. Já se conhece milhões de buracos negros! Kkkkk
Cerca de 1 para cada galáxia conhecida, algumas tem mais de um…
Isso está mais parecendo o sol Nemesis, do sistema Nibiru, onde o planeta X está também.
Tudo mentira,eles acham que todo mundo é bobo.
Todo mundonão, mas não há qualquer dúvida que tu és!!
Todo mundo não, mas não há qualquer dúvida que tu és!!
Buraco negro da esquerda!
Não foi o Lula que inventou quê pobre tinha que comer três vezes por dia?