/

Elixir bucal pode ser um inimigo desconhecido do exercício físico

2

Uma investigação recente sugere que o uso de elixir bucal após a lavagem dos dentes pode reduzir os efeitos benéficos do exercício físico.

Fazer exercício físico traz vários benefícios para a saúde do nosso corpo, entre os quais a redução da pressão arterial. Pode parecer estranho, mas de acordo com os cientistas, este efeito tem início na boca através moléculas libertadas por bactérias. O uso de elixir bucal antibacteriano pode ter um efeito indesejado e reduzir os benefícios cardiovasculares depois de um treino no ginásio.

“Os cientistas já sabem que os vasos sanguíneos se abrem durante o exercício, porque a produção de óxido nítrico aumenta o diâmetro dos vasos, aumentando a circulação do fluxo sanguíneo para os músculos ativos”, explicou o autor do estudo Raul Bescos.

No entanto, permanece um mistério para os especialistas como é que a circulação sanguínea continua mais alta após o exercício, desencadeando uma resposta de redução da pressão arterial.

O New Atlas explica que quando o óxido nítrico se degrada no corpo humano, torna-se um composto chamado nitrato — que algumas bactérias orais convertem em nitrito. Este processo revela-se importante já que o nitrito é absorvido para a corrente sanguínea e é novamente convertido em óxido nítrico.

A investigação da equipa de cientistas da Universidade de Plymouth procurou perceber se este processo regula a descida da pressão sanguínea verificada nas horas após o exercício físico.

Os investigadores desenvolveram uma experiência com 23 adultos para comprovar a sua teoria. Como tal, foi pedido que estes corressem durante meia hora numa passadeira. No fim, alguns dos paticipantes gargarejaram com elixir bucal antibacteriano, enquanto outros gargarejaram com um placebo.

A pressão arterial foi medida ao longo da experiência e foram retiradas amostras da saliva e do sangue. Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista científica Free Radical Biology and Medicine.

Os cientistas repararam que a pressão sanguínea era significativamente mais baixa nos participantes que gargarejaram a boca com o placebo, provando que o elixir reduz, de facto, os efeitos do exercício físico.

“Estas descobertas mostram que a síntese de nitrito pelas bactérias orais é extremamente importante para iniciar como o nosso corpo reage ao exercício durante o primeiro período de recuperação, promovendo menor pressão arterial e maior oxigenação muscular”, realçou o coautor do estudo, Craig Cutler.

“O próximo passo é investigar com maior detalhe o efeito do exercício físico sobre a atividade das bactérias orais e a sua composição em indivíduos sob alto risco cardiovascular”, disse Cutler. “A longo prazo, investigação nesta área pode melhorar o nosso conhecimento no tratamento da hipertensão mais eficientemente“.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.