//

Helicópteros de emergência estão a descolar com longos atrasos por causa do paraquedismo turístico

4

Helicópteros de emergência, nomeadamente os de combate aos incêndios e cuidados de saúde, estão a descolar com longos minutos de atraso por causa das aeronaves de equipas de paraquedismo turístico.

Nos aeródromos de Évora, Proença-a-Nova, Braga e Viseu, os meios aéreos da Proteção Civil partilham o mesmo espaço com aqueles que promovem a prática de saltos, ligados a empresas turísticas ou de formação.

O setor admitiu ao Jornal de Notícias que a pista de Évora é a que levanta mais preocupações, já que ali funcionam serviços de saltos, hélis para combate aos fogos, aeronaves de emergência médica em conjunto com órgãos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), além de ter um tanque de combustível para abastecimento.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) é responsável pela certificação das empresas que vendem saltos em paraquedas. Contudo, são os diretores dos aeródromos que gerem as operações naqueles espaços.

Durante o verão, a situação tende a piorar com a maior procura pela prática de paraquedismo turístico — ao mesmo tempo em que os serviços de emergência estão concentrados no combate aos incêndios.

Segundo o JN, o cenário é agravado porque, quando a equipa de salto está no ar, os hélis têm de esperar durante 20 minutos para poderem descolar.

Há duas semanas, uma paraquedista caiu em cima de uma aeronave da empresa HeliBravo, que sofreu danos estruturais que custaram 15 mil euros para reparar — além de prejuízos diários de 6 mil euros pela não prestação de serviço.

Existem 12 meios aéreos que estão estacionados nos quatro aeródromos do país – Évora, Proença-a-Nova, Braga e Viseu — e são equipamentos que prestam serviços à ANEPC e ao INEM. Ao mesmo tempo, dez empresas têm licença para a prática de paraquedismo turístico.

4 Comments

  1. Enquanto não houver um qualquer familiar de politico deste país a bater a bota porque um helicoptero de salvamento se atrasou devido aos ao paraquedismo praticado pelos Srs. Turistas e enquanto forem “apenas” cidadãos “normais” a lixarem-se, esta tudo bem.

  2. Se assim “É”……então não é caso para intervenção Judicial. Onde está a prioridade ???……… em meia dúzia de matrecos armados em aves, ou na proteção de bens e Pessoas ???……… Mais uma situação revoltante !…..

  3. E que dizer do helicóptero que caiu ao levantar com cinco pessoas a bordo?
    Onde está a informação sobre este acidente?
    Serviço informativo “enrolhado”?

    • Não me digas que, para ti, a CMTV não chega?…
      A NTSB e a National Geographic já estão a fazer um documentário só para ti!…
      Entretanto vai haver um relatório oficial, mas duvido que saibas ler…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.