/

O El Dorado Português ameaçado. Já há casas em Lisboa mais caras do que em Paris

1

Viver em Portugal era “ganhar em todas as frentes” para os reformados estrangeiros que beneficiam de isenções fiscais no nosso país, além de um custo de vida acessível. Mas o disparar de preços no mercado imobiliário mudou esta realidade, com casas a atingirem preços mais elevados do que em Paris, como alerta o Le Figaro.

O jornal francês afiança que “Portugal já não é sinónimo de casas baratas”, notando que o cenário de um país com um mercado imobiliário a preços atraentes mudou radicalmente nos últimos anos, especialmente em Lisboa.

A publicação repara que casas renovadas e bem localizadas na capital portuguesa são, actualmente, mais caras do que em muitas cidades francesas, incluindo Paris, com os preços a excederem, nalguns casos, os 10.000 euros por metro quadrado.

“Os preços multiplicaram-se por, pelo menos, dois em quatro anos”, refere à publicação a especialista imobiliária Sylvie Santos, representante em Portugal da agência francesa Marc Foujols que se dedica à comercialização de imóveis de luxo.

Sylvie Santos revela ao le Figaro que vendeu um apartamento de 200 metros quadrados com terraço num último andar da Avenida da Liberdade, em Lisboa, por 3 milhões de euros. Um valor que situa o preço nos 15 mil euros por metro quadrado.

Noutras ruas da capital, um apartamento de 80 metros quadrados pode custar mais de 500 mil euros. E até em zonas mais longe do centro de Lisboa, como o Parque das Nações, os preços são exorbitantes, com apartamentos que podem custar mais de um milhão de euros. Um estúdio de 38 metros quadrados pode ser vendido por mais de 250 mil euros.

A preços mais baratos só as casas em mau estado, onde o preço médio ronda os 3800 euros por metro quadrado, como nota o Le Figaro.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados em Maio passado apontam que o preço médio das casas aumentou mais de 23% em Lisboa e no Porto no quarto trimestre de 2018.

Em Julho, foi vendido o apartamento mais caro de sempre em Portugal, por 7,2 milhões de euros a um milionário anónimo.

ZAP //

1 Comment

  1. Obviamente que é em Lisboa, até porque as casas em Portugal são cerca de 29% abaixo da média europeia. Já em França são 43% acima.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.