//

Vantablack BMW X6 é o carro mais preto de sempre

A fabricante alemã lançou um novo BMW X6 pintado com Vantablack, a substância mais negra conhecida, que absorve até 99,965% de radiação.

Preto mais preto que o Vantablack não há. Quando a luz atinge esta substância, em vez de ser refletida, fica presa até finalmente se converter em calor. Isto faz com que tenha um aspeto muito escuro, quase como se fosse um vazio. A BMW aceitou o desafio de colocar a substância num carro e fez o novo Vantablack X6, para os verdadeiros amantes desta “cor”.

O carro não é revestido com a verdadeira substância de Vantablack, mas sim com uma pequena variação, chamada Vantablack VBx2. De acordo com a BMW, este é um material que reflete ligeiramente a luz e que se revela mais apropriado para usar como pintura para um veículo.

“Não teria funcionado se usássemos o material original”, disse Ben Jensen, dono na empresa criadora do Vantablack, citado pelo New Atlas. “Quem o vê teria perdido todo o sentido de tridimensionalidade. O VBx2 com a sua refletância de um por cento fornece apenas um toque de forma”.

A CNN explica que o uso desta tonalidade permite destacar outras características do carro, como por exemplo os faróis e a grade. “Muitas vezes preferimos falar sobre silhuetas e proporções em vez de superfícies e linhas. O revestimento Vantablack VBx2 destaca estes aspetos fundamentais do design automóvel, sem nenhuma distração da luz e dos reflexos” disse Hussein al-Attar, o designer do novo X6.

Jensen disse ainda que, até agora, nunca tinha aceitado o uso do Vantablack em nenhum automóvel, mas que achou o X6 como candidato ideal. “Acho que funcionou muito bem no BMW X6, por causa do tamanho do carro, da sua forma distinta e imponência”, disse, em comunicado.

O novo veículo vai ser apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt, que decorre entre 12 e 22 de setembro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.