Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los online.

De acordo com a BBC, o homem filmava com um telemóvel escondido no bolso exterior da mochila e chegou a publicar 283 vídeos em sites de pornografia, acumulando milhões de visualizações. Muitas das 555 vítimas – algumas delas menores de idade – foram alvo do acusado no metro de Madrid.

Segundo o jornal espanhol El País, o homem operava em ruas movimentadas e nos transportes públicos. O detido também praticava as ações em supermercados, chegando até a ir de encontro com as vítimas para conseguir imagens mais “claras”.

O detido vivia no distrito de Usera, no sul da capital espanhola, e trabalhava num depósito no município de Pinto. Aproveitava as suas viagens no transporte público para gravar todas as mulheres que podia e usava o seu tempo livre para produzir os vídeos. O homem morava sozinho.

O chefe de polícia encarregado das investigações relacionadas à tecnologia, Roberto Fernández, explicou que o homem tinha uma “aparência normal” e uma vida tranquila, que não levantava suspeitas sobre as suas atividades ilícitas.

“As mulheres nunca perceberam que ele estava a filmar”, explicou a polícia. “No máximo, ficavam incomodadas por ter a mochila tão perto delas e iam embora. Ele tinha experiência, ganhou confiança e assumiu mais riscos”, acrescentou o chefe de polícia.

Os primeiros vídeos foram colocados no verão de 2018 e desde então o homem começou a produzi-los de forma diária. A Polícia Nacional espanhola estava a investigar o caso desde o verão passado e fez a detenção em flagrante delito, enquanto era filmado mais um vídeo sob a saia de uma mulher no metro.

Numa publicação no Twitter, a força policial chegou a defini-lo como “um dos maiores predadores da privacidade das mulheres”. Foram apreendidos um computador portátil e diversos discos rígidos com centenas de vídeos.

https://twitter.com/policia/status/1164076649446592512

As autoridades estiveram em contacto com possíveis vítimas, que apresentaram queixas contra o homem, que agora enfrentará acusações de violação de privacidade, bem como abuso, prostituição e corrupção de menores.

Em Espanha, upskirting – como é chamado o crime por filmar mulheres por baixa da saia – é considerado abuso sexual e os arguidos podem ser condenados a cumprir pena de prisão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.