/

Estado Islâmico pode atacar Europa ainda este ano, alerta ONU

(dr) Dabiq Magazine

O comité de contra-terrorismo do Conselho de Segurança da ONU publicou um relatório no qual avisa que não se deve descartar a hipótese de ataques do ISIS na Europa nos próximos meses.

O Estado Islâmico pode ser uma ameaça também para a Europa. O aviso é feito num relatório do comité de contra-terrorismo do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que garante que as células do ISIS estão a “adaptar-se, consolidar e a criar condições para um possível ressurgimento” na Europa.

O relatório, citado pelo The New York Times, alerta que não é de descartar a possibilidade de eventuais ataques de combatentes ligados ao Estado Islâmico em países europeus ainda este ano. A ideia poderá passar por tentar “exacerbar” sentimentos de “dissidência e revolta” na Europa.

Dian Triansyah Djani, presidente do comité do Conselho de Segurança das Nações Unidas que vigia as sanções impostas ao autoproclamado Estado Islâmico, avisou em maio que o ISIS começou a reorganizar as suas células no Iraque e permanece um perigo a nível global.

Apesar de ter perdido praticamente todo o território que controlava nos seus bastiões no Médio Oriente, o Estado Islâmico continua a ser “a maior ameaça terrorista internacional”.

Em janeiro, num relatório anterior do comité de contra-terrorismo do seu Conselho de Segurança, a ONU notava o regresso em força de “um método de comunicação entre os centros de comando e controlo do ISIL e indivíduos em diferentes países europeus”.

Além disso, no mesmo documento, avisava para os perigos quer do regresso de combatentes terroristas estrangeiros à Europa quer da saída em liberdade de cidadãos europeus que se radicalizaram e que se encontram detidos, a cumprir uma pena de prisão que terminará nos próximos anos.

De acordo com o Observador, nesse relatório de janeiro, a ONU notava que “um Estado-Membro [da UE] reportou que a propaganda inspirada pelo ISIL andava a ser agora desenvolvida localmente”, em vez de ser importada diretamente da Síria.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.