/

Fogo começou em Tomar, passou o rio e chegou a Abrantes

Paulo Cunha / Lusa

O fogo que deflagrou este sábado em Tomar, no distrito de Santarém, está 90% dominado, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

O fogo deflagrou às 16h11 deste sábado na freguesia de São Pedro em Tomar, passou o Rio Zêzere e atingiu os concelhos de Abrantes e Constância. Pelas 24h00, estava a ser combatido por 570 bombeiros, com 164 viaturas.

Segundo a página da Proteção Civil, o combate começou com pouco mais de uma centena de bombeiros e à medida que o fogo foi crescendo, os bombeiros foram sendo reforçados. Com o cair da noite os meios aéreos, que chegaram a ser mais de dez, foram desmobilizados.

Ao que o Observador, pelo menos, uma casa no concelho de Abrantes foi consumida pelas chamas. As autoridades chegaram a ponderar encerrar a A23, não só pelo fumo intenso que dificulta a visibilidade, mas também pelo aproximar da frente do fogo.

Um bombeiro ficou ferido durante o combate ao incêndio, que foi dado como dominado no concelho de Tomar, anunciou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, esclarecendo que o veículo onde este operacional seguia “não ardeu”, como chegou a ser avançado.

O incêndio lavrou junto a algumas aldeias dos concelhos de Abrantes e Constância, nomeadamente Martinchel e Montalvo, depois de ter passado o rio Zêzere, junto à Barragem de Castelo de Bode, disse à Lusa fonte do CDOS de Santarém, salientando que o incêndio não colocou as populações em risco, não tendo sido necessário proceder a qualquer evacuação.

O fogo não tem uma frente muito extensa, em termos de largura, evoluindo em comprimento, referiu a mesma fonte, acrescentando que está a arder “com alguma intensidade em povoamento florestal”.

Também durante a tarde de sábado um avião Canadair foi forçado a amarar na barragem de Castelo de Bode, na sequência de uma falha no motor.

“Um avião anfíbio pesado (Canadair CL215), de indicativo operacional Alfa 2, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, amarou esta tarde na Barragem de Castelo de Bode, após abortar a descolagem na sequência de uma operação de scooping”, esclareceu a Proteção Civil em comunicado.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.